Início | Cuidados com a Cidade | Moradores e comerciantes da Rua Henrique Lupo pedem medidas para diminuir número de acidentes

Moradores e comerciantes da Rua Henrique Lupo pedem medidas para diminuir número de acidentes

01/11/2011 | Cuidados com a Cidade

Por Chico de Assis
Vereadora Juliana Damus participou de reunião em busca de solução para os problemas
Com o impressionante número de 14 mil veículos emplacados nos últimos 12 meses, é perfeitamente compreensível que o assunto trânsito em Araraquara seja alvo de constantes reivindicações, mudanças, e até de reclamações em pontos específicos da cidade. É o que ocorre no momento com moradores e comerciantes da Rua Henrique Lupo, que sofrem com o grande número de veículos que trafegam pelos dois sentidos da via nos horários de pico, e pela alta velocidade em momentos de menor trânsito.
A vereadora Juliana Damus (PP) foi chamada por moradores e comerciantes do bairro, para que encaminhasse as reivindicações dos moradores. Neste sentido, ela esteve na região, acompanhada do Secretário de Trânsito, Coronel Cid Monteiro de Barros, e do Engenheiro de Trânsito Gerhard Scheneider Júnior, Gerente de Operação de Trânsito da secretaria. O risco de acidentes e o número de pessoas feridas e mortas na via, já fizeram os responsáveis pelo trânsito da cidade a implantar uma série de pequenos dispositivos de engenharia de trânsito, para combater cada uma das anormalidades da via, que oferecem um risco maior para acidentes.
Anormalidades
A maior dificuldade da via é a não existência de cruzamento ortogonal, ou seja, ela segue em ângulo às demais vias do bairro e com curvas em sua curta extensão de 2.200 metros, sem nenhum alinhamento regular com as outras ruas, enquanto toda a região segue a regra do alinhamento das vias, como se fosse um tabuleiro de xadrez. Aliás, o próprio jogo remete à necessidade da busca de estratégias específicas para a situação de cada cruzamento. Estas anormalidades se devem ao grave erro do passado, de ter sido aproveitado um antigo caminho de terra que levava à represa de captação de água. E este era o nome conhecido no passado: Caminho da Represa, saindo da Praça do Paliteiro, passando pelas 60 casas (bairro Pedregal, ou Jardim Dom Pedro). Situação idêntica à do “estradão” na Vila Xavier, a Rua José do Patrocínio.
A Lei Municipal nº 1.254, de 19 de agôsto (ortografia da época) de 1963, descreve ao denominá-la Rua Henrique Lupo: “Via Pública da séde do município, que partindo da Praça Dr. Francisco Pedro Monteiro da Silva, demanda a Represa Dr. Camilo Gavião de Souza Neves e aos futuros Autódromo, Bosque e Zoológico de Araraquara”. A Pedra fundamental do autódromo até chegou a ser lançada em 1962 pelo prefeito Benedito de Oliveira, mas o autódromo não chegou a ser feito. Lembrando que na ocasião a cidade tinha grande tradição de formar pilotos e abrigar a realização de provas de automobilismo. Já nos anos 70, a força era no motociclismo e no kart. Nas duas décadas, na cidade fabricavam-se veículos esportivos, inclusive para competição. O Puma GTB era feito aqui.
Novas medidas
Além das residências, a via abriga prédios de apartamentos; variados estabelecimentos de comércio, como choperia, varejão, padaria, academia, posto de combustíveis entre outros; tem nas proximidades escolas privadas; é acesso à região de condomínios, clubes, e principalmente, à Via José Barbieri Neto, que leva ao Distrito de Bueno de Andrada e à cidade de Matão, rota de fuga do pedágio da Rodovia Washington Luis. Isso sem contar que cruzar a via é necessidade de acesso obrigatório para muitos moradores próximos e até distantes, inclusive para se chegar ao Centralizado Municipal, onde ficam os veículos e máquinas de obras da Prefeitura, a fábrica de asfalto, marcenaria, serralheria, fábrica de tubos e produtos de cimento, hidráulica, elétrica e outros serviços.
Tudo isso faz compreender o grande fluxo de veículos na via. Coronel Cid se antecipou e apresentou um projeto inicial elaborado por sua equipe, com a implantação de dois conjuntos de semáforos em dois dos cruzamentos, além de mais duas lombadas. O Secretário falou que engenharia de trânsito, além das soluções técnicas, precisa da participação da população, com sentido de “coletividade, solicitude, solidariedade e visão geral”, já que “o conceito do trânsito é dar acessibilidade para todos”.
Juliana Damus saiu da reunião com a certeza de que a melhor solução será implantada para melhorar a questão apontada pelos moradores e comerciantes. “Não há dúvidas de que eles sofrem até para entrarem o carro em casa ou os clientes nos comércios. A secretaria vai analisar a região de forma ampla, considerando a necessidade em cada ponto da via”, apontou Juliana. Um projeto completo será apresentado aos moradores e comerciantes, nos próximos dias.

Veja outros artigos

Juliana pede a manutenção na Área de Lazer Vereador Elias Damus
A vereadora Juliana Damus solicitou por meio de indicação a capinação do mato, retirada de entulho, a recolocação das...
Juliana Damus comemora revitalização da Praça da Gruta
Por Luis Fernando Laranjeira A vereadora Juliana Damus (PP) manifestou alegria ao ver a conclusão das obras de...
Juliana e secretário apresentam projeto para trânsito na Henrique Lupo
Por Elaíse Silva Em reunião com moradores e comerciantes da Rua Henrique Lupo, na manhã de quarta-feira, 1 de...
Construção de sanitários públicos na praça do São José
A vereadora encaminhou indicação ao prefeito Edinho Silva (PT) solicitando a instalação de banheiro público na praça...
Juliana pede melhorias no trânsito do São José e da Vila Furlan
Por Laís Françoso A vereadora Juliana Andrião Damus (PP) visitou nesta terça-feira, 06, a pedido de moradores, dois...
Diversas obras e serviços estão previstos para o Parque Infantil
Vereadora Juliana Damus esteve no local com a secretária municipal Ana Padilha Quem frequenta o Parque Infantil se...
A casa vai virar mar?
Moradora relata problemas com águas das chuvas à vereadora Juliana Damus Toda chuva é motivo de preocupação para uma...
Campanha de respeito a reserva de assento de ônibus
Juliana esteve reunida com pessoas relacionadas ao trânsito, CTA e Guarda Municipal para discutir a peça publicitária...
Vereadoras entregam reivindicações das cooperadas da Acácia ao prefeito Edinho Silva
Vereadoras entregam reivindicações das cooperadas da Acácia ao prefeito Edinho Silva Na última semana do mês de...
Moradores e comerciantes da Rua Henrique Lupo pedem medidas para diminuir número de acidentes
Por Chico de Assis Vereadora Juliana Damus participou de reunião em busca de solução para os problemas Com o...

Pin It on Pinterest