Por Kiko Luiz
A vereadora Juliana Damus (PP), que representou a Câmara Municipal no ato de inauguração do Memorial Omar Maksoud, obra do escultor Jorge Bussab, edificado junto à entrada do SEST/SENAT, destacou que o homenageado construiu, entre outros, “escolas onde é construído o conhecimento do cidadão, uma das coisas mais importantes que podem ser construídas na vida”.
Presentes ao ato o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), deputados Roberto Massafera (PSDB) e Edinho Silva (PT), vice, Antonio Clovis “Coca” Pinto Ferraz, presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zi Barbieri, vereadores, secretários municipais, os filhos, Omarzinho, Tereza, Lica e Luiz Henrique, do homenageado.
Na oportunidade a vereadora disse que ouvia de seu pai, Elias Damus, a respeito do primo Omar e responsável pela sua vinda a Araraquara, que suas principais edificações eram a seriedade e a honradez, sendo muito mais sólidas do que o concreto e os vergalhões de aço conseguem ser, e que sempre foi referência no mercado imobiliário, em edificações residenciais e empresariais. “Ele deu reputação e segurança a este segmento”.
Citou Juliana Damus os empreendimentos realizados por Omar Maksoud, todos eles com uma característica comum, tudo era muito bem construído e com qualidade. Uma relação comercial com Omar Maksoud podia ser um bom negócio, mas, era acima de tudo uma relação de confiança, e não precisava de nenhum esforço para se tornar uma relação de amizade, tamanho era o carisma deste homem.
“Construiu segurança para as pessoas transformarem seus sonhos em realidade, porém o mais formidável que construiu ao longo da vida foi confiança, foi reputação, foi à certeza de que cada amizade era sólida, era verdadeira e deixou aos filhos um extraordinário legado de trabalho, de caráter, de amor, um legado para as gerações que não o conheceram saberem como se pratica os melhores valores morais em todas as relações”, disse Juliana.
Destaque nos discursos o reconhecimento de que coube ao então vereador Elias Damus abrir as portas de Araraquara para o empreendedorismo de Omar Maksoud, e que ambos deixaram um grande legado a seus descendentes. O legado de amor por Araraquara coube por transferência direta de Elias a sua filha, Juliana Damus.