Por Gabriela Pontieri
A vereadora Juliana Damus (PP) tem um histórico de luta a favor dos idosos na busca de melhorias nos atendimento e na qualidade de vida dessas pessoas. A parlamentar enviou ao prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) dezenas de indicações, solicitando que fossem encaminhadas aos setores e órgãos competentes assuntos que proporcionaram mais conforto a esse grupo.
Em 2002, Juliana criou a Lei nº 5.757, publicada em 15 de Janeiro, autorizando o Executivo a implantar através da Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Assistência Social o programa de Amparo ao Idoso. Garantindo ao cidadão com mais de 65 anos o privilegio de pronto atendimento em qualquer área do segmento social, entre outros benefícios.
Outra solicitação da vereadora foi à instalação de uma delegacia dos idosos em Araraquara, ou a instalação de um departamento especializado no atendimento a essas pessoas em uma delegacia policial existente. Requerimento esse encaminhado em 2004, ao então Governador Geraldo Alckmin filho.
Juliana também conseguiu através de uma Lei criada em 2005, a disponibilização de vagas para idosos nos estacionamentos de utilização pública nos termos da Lei Federal nº 10.741/03, facilitando os acessos.
No mesmo ano a vereadora ressaltou em oficio aos responsáveis pela fiscalização de trânsito e pela empresa Área Azul, a importância de fiscalizar as vagas estabelecidas para os idosos na cidade. Ajudando a preservar a área destinada.
Para Juliana as indicações têm como objetivo não só trazer mais qualidade de vida aos idosos, mas sim respeitar a história de vida de cada um. “Os idosos fizeram e ainda fazem parte da construção de nossa cidade, por isso devemos respeitar suas limitações e adequar situações do dia -a -dia que trarão mais conforto e ajudaram a proporcionar maior comodidade, visando cuidar da saúde dos nossos idosos”, disse.
Em Breve deve se realizar o projeto sugerido pela vereadora, e que coincidentemente já estava nos planos pelo prefeito, que é o da praça dedicada aos idosos, equipada com aparelhos para a realização de exercícios físicos, que contribuirá para melhorar a saúde e ajudará na integração da classe da 3ª idade.