Por Maria Luiza Rosato
A preocupação com as ações de vandalismos e a situação de conservação das praças públicas de Araraquara motivou a vereadora Juliana Damus (PP) a solicitar do Executivo a implantação de um programa de cuidados com as praças da cidade. Essa iniciativa da vereadora já havia ocorrido no ano passado.
Um exemplo demonstrado na indicação que a vereadora encaminhou ao prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), é o “O Boa Praça”, um programa sócio-ambiental implantado pela prefeitura de Matão em setembro de 2007 com objetivo valorizar e aumentar a auto-estima, recuperar os espaços públicos e reintegrar os idosos à comunidade. Através desse projeto eles recebem ajuda de custo, atendimento a saúde em troca de prestação de pequenos serviços e conservação espaços públicos, geralmente praças.
O projeto também consiste em várias ações direcionadas aos idosos como técnicas de jardinagem, jogos, cidadania, educação ambiental, entre outras atividades, tornando o idoso em um agente de transformação e de interlocução entre a sociedade e o Poder Público.
A vereadora Juliana Andrião Damus (PP) solicita ao prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) que seja feita a análise do projeto para a implantação em Araraquara, lembrando que existem várias praças na cidade que necessitam de manutenção, além de causarem mal-estar e reclamações dos freqüentadores.
O Executivo pediu detalhes do programa à vereadora com o objetivo de analisá-lo, pois já é compreendida a necessidade da implantação de algo similar ao que já ocorre em Matão.
Juliana afirma que nossa cidade tem a obrigação de manter as praças em perfeito estado de conservação para que esses espaços possam ser utilizados pela comunidade. “Se o projeto existisse em nosso município os idosos participantes poderiam receber ajuda de custo, kit básico para jardinagem, uniforme, além de ter prioridade no atendimento à saúde e atividades de lazer, educação e cultura; e teríamos nossas praças melhor cuidadas”, finaliza Juliana.