Início | Cuidados com a Cidade | Vereadores acompanham vistoria no Parque Infantil após relato de picada de escorpião

Vereadores acompanham vistoria no Parque Infantil após relato de picada de escorpião

12/03/2018 | Cuidados com a Cidade

Após ter circulado pelas mídias sociais a notícia de que uma adolescente teria sido picada por um escorpião na noite de sexta-feira (9) no Parque Infantil, várias mães do Centro de Educação e Recreação (CER) “Leonor Mendes de Barros” – que funciona no local – procuraram os vereadores. Os parlamentares se dirigiram ao Parque na manhã desta segunda-feira (12), onde conversaram com funcionários da Secretaria de Saúde e também com membros da escola. Segundo os relatos, nunca houve notícia de escorpião na região.

Há cinco anos cuidando da manutenção da praça, sendo atualmente o único responsável, o senhor Marcelo – funcionário da empresa que presta serviços ao Departamento de Água e Esgotos em Araraquara (Daae) – afirmou que nunca viu um escorpião ali. “Já encontramos muitos bichos, mas escorpião nunca”, pontuou. A mesma afirmação foi compartilhada pela diretora do CER, Eliane Carizia Guimarães “Estou há três anos à frente dessa escola e nunca houve relato semelhante”, confirmou.

Membros do Centro de Controle de Vetores e Fauna Sinantrópica, ligado à Secretaria Municipal de Saúde, vistoriaram o espaço, mas não encontraram sinal de animal peçonhento. “Fizemos uma varredura, mas não achamos nada”, afirmou o herptólogo Edson Maria Torres, que, no entanto, elencou alguns pontos do espaço que merecem atenção do Poder Público.

Estiveram presentes os vereadores Roger Mendes (PP), Juliana Damus (PP), Paulo Landim (PT), Edson Hel (PPS), Lucas Grecco (PSB), Toninho do Mel (PT) e Zé Luiz – Zé Macaco (PPS). Os parlamentares farão indicações ao Executivo para limpeza da área, vedação das caixas de eletrificação e possibilidade de aumento do efetivo dos responsáveis pela limpeza no Parque.

Pontos isolados

Com mais de 40 anos de experiência na área, o herptólogo Edson Maria Torres explicou que os escorpiões estão se adaptando ao espaço urbano, vivendo, inclusive, em galerias de águas pluviais. Daí a necessidade de vedar ralos, grelhas e também manter os espaços limpos, sem acúmulo de entulhos.

Mesmo diante de casos como o ocorrido na creche do bairro Santa Angelina, em que as aulas foram suspensas após o aparecimento de ao menos 15 escorpiões no final de 2017, o especialista descarta a possibilidade de infestação. “Não enxergamos a situação de Araraquara como crítica. São pontos isolados da cidade”, garantiu.

Entenda o caso

De acordo com o depoimento, publicado em rede social pela mãe da adolescente supostamente picada por escorpião, sua filha estaria com amigos na sexta-feira (9) à noite, no Parque Infantil, quando teria sido picada por um escorpião e levada pelos colegas para atendimento na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), da região central.

De fato, há três registros de entrada da adolescente na instituição: a primeira no dia 9, às 21h18, com picada na mão esquerda sem menção a qual agente provocador; outra no dia 10, às 22h45; e a última no dia 11, às 8h30, com queixa de dores no peito, reação alérgica e menção ao escorpião. Procurada, a Secretaria de Saúde informou que está acompanhando o caso, e a adolescente, após as idas a UPA e receber atendimento e orientações, não retornou mais.

Confira as fotos no Flickr da Câmara: https://flic.kr/s/aHskxBDzbj

 
Texto e foto: Imprensa da Câmara

Veja outros artigos

Juliana Damus chama a atenção para cidadania no lançamento da campanha “Respeite”
Juliana Damus chama a atenção para cidadania no lançamento da campanha “Respeite” Embora haja leis claras e vagas...
Revitalização da Praça do São José será entregue no sábado à noite
Nova iluminação, novos bancos e playground transformaram a praça em local de recreio A...
Kartódromo de Araraquara poderá receber melhorias a pedido de Juliana Damus
Durante encontro, prefeito Edinho Silva enfatizou a importância de investir no espaço para incentivar o esporte e...
Juliana Damus leva indicações ao prefeito Edinho Silva
A vereadora Juliana Damus (PP) se reuniu com o prefeito Edinho Silva (PT) na quinta-feira (18) para levar demandas da...
Diminuição de velocidade em avenida no Selmi Dei
Juliana também visitou o Bairro Jardim Roberto Selmi Dei e atendendo pedidos de alguns moradores, solicitou por meio...
Moradores e comerciantes da Rua Henrique Lupo pedem medidas para diminuir número de acidentes
Por Chico de Assis Vereadora Juliana Damus participou de reunião em busca de solução para os problemas Com o...
Juliana Damus discute campanha que deverá orientar estacionamento de vagas para idosos e deficientes
Vagas são ocupadas irregularmente, desrespeitando a legislação de trânsito Em Araraquara, é grande o número de...
Pavimentar ou ajardinar faixas de servidão da CPFL
A vereadora Juliana Damus protocolou requerimento solicitando que a Prefeitura cumprisse a Lei Complementar 36 que...
Juliana Damus mobiliza equipe da Prefeitura para propor soluções no trânsito
Reforço na sinalização, implantação de redutores de velocidade e mudança de sentido de via. Estas foram as principais...
Juliana Damus se reúne com estudantes da Unesp para discutir projeto “Boa Praça”
No Plenário da Câmara Municipal, a vereadora se encontrou com alunos do curso de Administração Pública da Unesp e a...

Pin It on Pinterest