Início | Diversos | Projeto de Lei que proíbe uso de capacete em estabelecimentos públicos recebe parecer favorável do IBAM e foi apresentado por Juliana

Projeto de Lei que proíbe uso de capacete em estabelecimentos públicos recebe parecer favorável do IBAM e foi apresentado por Juliana

16/07/2009 | Diversos

Por Hamilton G. P. Mendes

O projeto de lei que dispõe sobre a proibição do ingresso ou permanência de pessoas nos estabelecimentos comerciais, públicos ou abertos ao público, usando capacete ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face ou que dificulte a identificação do usuário, elaborado pela vereadora Juliana Damus (PP), no início do ano, recebeu parecer favorável por parte Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) e já foi protocolado pela parlamentar na Secretaria da Câmara, de onde segue para apreciação das comissões.

De acordo com o documento, o projeto desenvolvido por Juliana insere-se no campo “polícia de costumes”, pois objetiva controlar um comportamento social, que é a entrada de pessoas usando capacetes e gorros em estabelecimentos públicos e privados. O parecer ressalta ainda que segundo a repartição de competências constitucionais, cabe ao município legislar sobre assuntos de interesse local, inserindo-se nesse tema o estabelecimento de certas restrições a comportamentos e atividades particulares com o objetivo de manter a ordem e paz social.

A notícia do parecer de constitucionalidade da matéria emitido pelo IBAM foi comemorada pela vereadora, já que no início do ano dois outros pareceres apontavam no sentido contrário, o que obrigou Juliana a desistir de apresentar o projeto para votação no legislativo local. Na época, ela contatou a deputada federal Aline Corrêa (PP), amiga de longa data, que gostou muito da idéia e ingressou com a matéria na Câmara dos deputados, onde, em caso de aprovação, a lei terá alcance nacional.

“A chegada do parecer favorável do IBAM muda tudo. Protocolei o projeto na Secretaria e ela já está com as comissões para estudos. Agora é aguardar sua chegada em plenário, onde esperamos a aprovação por parte dos colegas vereadores e sua implementação na cidade. Caso o outro projeto – apresentado por Aline Corrêa – também passe pela Câmara Federal, melhor, porque todas as cidades brasileiras passarão a ter acesso a mais um instrumento para sua segurança”, afirmou a vereadora.

Caso, de fato, a matéria passe pelo crivo dos vereadores de Araraquara, ficará proibido o ingresso de pessoas nos estabelecimentos comerciais, públicos ou abertos ao público, usando capacete ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face. A lei também terá efeito em prédios que funcionam no sistema de condomínio.

Os bonés, capuzes e gorros não se enquadram na proibição, mas se estiverem ocultando ou dificultando a identificação da pessoa também deverão ser retirados pelos usuários antes de adentrarem aos locais previstos na lei. Além disso, os estabelecimentos comerciais e os órgãos públicos deverão afixar em local visível placa informativa alertando sobre a proibição.

 

Veja outros artigos

Aumento no valor pago pelo Programa Bolsa Escola
Depois de obter informações que em cidades vizinhas o valor pago a cada família com o Programa...
Lançamento do projeto que reserva vagas de estacionamento para idosos
No dia 03 de maio a vereadora Juliana Damus participou na Prefeitura Municipal do lançamento de seu projeto que...
Comissão da Câmara discute Projetos de Lei encaminhados pela Prefeitura
Os vereadores Elias Chediek (MDB) e Juliana Damus (Progressistas), integrantes da Comissão de...
Juliana Damus comemora apoio da prefeitura à projetos do grupo Chá de lenços
Por Paula Cardoso A vereadora Juliana Damus (PP) reuniu-se na tarde de terça feira (21) com o prefeito Edinho Silva e...
Juliana Damus articula criação de lei para licença de servidoras que sofreram perda gestacional
Considerando a dor das mulheres que perdem um filho ao longo da gestação, a vereadora Juliana Damus...
Campanha para arrecadar recursos a pacientes com câncer continua em 2019
Projeto, indicado pela vereadora Juliana Damus, auxilia instituições que cuidam de pessoas acometidas pela doença...
Resposta sobre questionamento da precariedade vivida pelos moradores do Jd. São Rafael
Em meados de outubro, a vereadora Juliana Damus (PP), por meio de requerimento, relatou ao Executivo a precariedade...
Cãoterapia deve começar na Apae no próximo mês
A vereadora Juliana Damus, responsável por articular o projeto, participou de reunião na entidade Na quinta-feira...
Juliana Damus pede apoio para projeto que obriga desfibrilador em locais com mais de 1.500 pessoas
Por Paula Cardoso O projeto pede que os estabelecimentos, público ou privado, com circulação diária igual ou superior...
Sancionada, lei dos painéis em banco marca inicio de ano de Juliana
Por Hamilton G. P. Mendes A sanção pela Prefeitura de Araraquara da lei que obriga os bancos a instalarem painéis...

Pin It on Pinterest