Início | Diversos | Projeto de Lei que proíbe uso de capacete em estabelecimentos públicos recebe parecer favorável do IBAM e foi apresentado por Juliana

Projeto de Lei que proíbe uso de capacete em estabelecimentos públicos recebe parecer favorável do IBAM e foi apresentado por Juliana

16/07/2009 | Diversos

Por Hamilton G. P. Mendes

O projeto de lei que dispõe sobre a proibição do ingresso ou permanência de pessoas nos estabelecimentos comerciais, públicos ou abertos ao público, usando capacete ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face ou que dificulte a identificação do usuário, elaborado pela vereadora Juliana Damus (PP), no início do ano, recebeu parecer favorável por parte Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) e já foi protocolado pela parlamentar na Secretaria da Câmara, de onde segue para apreciação das comissões.

De acordo com o documento, o projeto desenvolvido por Juliana insere-se no campo “polícia de costumes”, pois objetiva controlar um comportamento social, que é a entrada de pessoas usando capacetes e gorros em estabelecimentos públicos e privados. O parecer ressalta ainda que segundo a repartição de competências constitucionais, cabe ao município legislar sobre assuntos de interesse local, inserindo-se nesse tema o estabelecimento de certas restrições a comportamentos e atividades particulares com o objetivo de manter a ordem e paz social.

A notícia do parecer de constitucionalidade da matéria emitido pelo IBAM foi comemorada pela vereadora, já que no início do ano dois outros pareceres apontavam no sentido contrário, o que obrigou Juliana a desistir de apresentar o projeto para votação no legislativo local. Na época, ela contatou a deputada federal Aline Corrêa (PP), amiga de longa data, que gostou muito da idéia e ingressou com a matéria na Câmara dos deputados, onde, em caso de aprovação, a lei terá alcance nacional.

“A chegada do parecer favorável do IBAM muda tudo. Protocolei o projeto na Secretaria e ela já está com as comissões para estudos. Agora é aguardar sua chegada em plenário, onde esperamos a aprovação por parte dos colegas vereadores e sua implementação na cidade. Caso o outro projeto – apresentado por Aline Corrêa – também passe pela Câmara Federal, melhor, porque todas as cidades brasileiras passarão a ter acesso a mais um instrumento para sua segurança”, afirmou a vereadora.

Caso, de fato, a matéria passe pelo crivo dos vereadores de Araraquara, ficará proibido o ingresso de pessoas nos estabelecimentos comerciais, públicos ou abertos ao público, usando capacete ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face. A lei também terá efeito em prédios que funcionam no sistema de condomínio.

Os bonés, capuzes e gorros não se enquadram na proibição, mas se estiverem ocultando ou dificultando a identificação da pessoa também deverão ser retirados pelos usuários antes de adentrarem aos locais previstos na lei. Além disso, os estabelecimentos comerciais e os órgãos públicos deverão afixar em local visível placa informativa alertando sobre a proibição.

 

Veja outros artigos

Juliana quer informações sobre licitação de aparelhos auditivos
Por José Conde Sobrinho Após ser informada pela Secretaria Municipal de Saúde em agosto de 2007,...
Juliana Damus apresenta Projeto de Lei que visa preservar patrimônio histórico
Na tarde da terça-feira (20), a vereadora Juliana Damus (PP) esteve na reunião do Compphara, na Casa da Cultura, para...
Vereadores conferem nova instalação do Fundo Social
Os vereadores Roger Mendes e Juliana Damus, ambos do PP, estiveram, na manhã desta sexta-feira (20), visitando a nova...
Juliana Damus pede informações sobre serviço de saúde mental
A vereadora apresentou requerimento sobre projeto de criação de Centro de Reabilitação De acordo com a Organização...
Lei de preservação de calçadas com lajes de arenito é discutida na Câmara
Últimos detalhes da lei que trata do tema são acertados pela vereadora Juliana Damus com a Prefeitura e o Compphara...
Publicação do “Teste da Orelhinha” em revista de fonoaudiologia
A Lei nº 5.850 de 03 de julho de 2002 de autoria da vereadora Juliana Damus que torna obrigatória a realização de...
Juliana cobra regulamentação de lei para realização de triagens auditivas no município
Por Gabriela Pontieri A vereadora Juliana Andrião Damus (PP) está encaminhando requerimento ao Executivo solicitando...
Vereadora pede isenção de IPTU para portadores de câncer
Por Carlos de Paula Portadores de câncer de Araraquara poderão ficar isentos do recolhimento do Imposto...
Demissão voluntária de servidores: novo projeto é analisado por vereadores
Outros projetos avaliados em reunião concedem área para empresas, subvenção para entidades, isenção de pagamento de...
Juliana Damus sugere projeto para prevenção de acidentes nas escolas
Com o objetivo de prevenir acidentes, a vereadora Juliana Damus (PP) fez uma indicação ao prefeito Edinho Silva (PT)...

Pin It on Pinterest