Início | Diversos | Projeto de Lei que proíbe uso de capacete em estabelecimentos públicos recebe parecer favorável do IBAM e foi apresentado por Juliana

Projeto de Lei que proíbe uso de capacete em estabelecimentos públicos recebe parecer favorável do IBAM e foi apresentado por Juliana

16/07/2009 | Diversos

Por Hamilton G. P. Mendes

O projeto de lei que dispõe sobre a proibição do ingresso ou permanência de pessoas nos estabelecimentos comerciais, públicos ou abertos ao público, usando capacete ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face ou que dificulte a identificação do usuário, elaborado pela vereadora Juliana Damus (PP), no início do ano, recebeu parecer favorável por parte Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) e já foi protocolado pela parlamentar na Secretaria da Câmara, de onde segue para apreciação das comissões.

De acordo com o documento, o projeto desenvolvido por Juliana insere-se no campo “polícia de costumes”, pois objetiva controlar um comportamento social, que é a entrada de pessoas usando capacetes e gorros em estabelecimentos públicos e privados. O parecer ressalta ainda que segundo a repartição de competências constitucionais, cabe ao município legislar sobre assuntos de interesse local, inserindo-se nesse tema o estabelecimento de certas restrições a comportamentos e atividades particulares com o objetivo de manter a ordem e paz social.

A notícia do parecer de constitucionalidade da matéria emitido pelo IBAM foi comemorada pela vereadora, já que no início do ano dois outros pareceres apontavam no sentido contrário, o que obrigou Juliana a desistir de apresentar o projeto para votação no legislativo local. Na época, ela contatou a deputada federal Aline Corrêa (PP), amiga de longa data, que gostou muito da idéia e ingressou com a matéria na Câmara dos deputados, onde, em caso de aprovação, a lei terá alcance nacional.

“A chegada do parecer favorável do IBAM muda tudo. Protocolei o projeto na Secretaria e ela já está com as comissões para estudos. Agora é aguardar sua chegada em plenário, onde esperamos a aprovação por parte dos colegas vereadores e sua implementação na cidade. Caso o outro projeto – apresentado por Aline Corrêa – também passe pela Câmara Federal, melhor, porque todas as cidades brasileiras passarão a ter acesso a mais um instrumento para sua segurança”, afirmou a vereadora.

Caso, de fato, a matéria passe pelo crivo dos vereadores de Araraquara, ficará proibido o ingresso de pessoas nos estabelecimentos comerciais, públicos ou abertos ao público, usando capacete ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face. A lei também terá efeito em prédios que funcionam no sistema de condomínio.

Os bonés, capuzes e gorros não se enquadram na proibição, mas se estiverem ocultando ou dificultando a identificação da pessoa também deverão ser retirados pelos usuários antes de adentrarem aos locais previstos na lei. Além disso, os estabelecimentos comerciais e os órgãos públicos deverão afixar em local visível placa informativa alertando sobre a proibição.

 

Veja outros artigos

Área da Igreja Imaculada Conceição é regularizada por meio de leis aprovadas na Câmara
Solicitação foi feita pela vereadora Juliana Damus após pedido de moradores da comunidade Na 175ª Sessão Ordinária,...
Reunião com prefeito e pilotos buscando a construção do Kartódromo
A vereadora Juliana Damus, o Prefeito Edinho Silva, alguns pilotos que representam o automobilismo, e funcionários da...
Juliana Damus visita Corpo de Bombeiros
Por: Wagner Luiz Convidada pelo novo comandante, a vereadora Juliana Damus (PP), visitou o destacamento do Corpo de...
Juliana visita a APAE
Por Paula Cardoso A vereadora Juliana Damus (PP) visitou na tarde de terça feira (14) a diretoria da APAE e combinou...
Juliana reitera o pedido para criação do Conselho Municipal da Juventude
A vereadora Damus assinalou em agosto de 2006 a instalação de um Conselho Municipal da Juventude,...
Juliana Damus propõe a extinção do uso de logomarcas de Governos
Por Claudio Dias A cada novo mandato quem assume o Executivo costuma alterar as cores dos prédios públicos, além de...
Juliana Damus cobra medicação para portadores de Mal de Parkinson
Por Cláudio Dias A doença Parkinson afeta cerca de 200 mil pessoas por ano no Brasil, atingindo normalmente pessoas a...
Juliana Damus: Prefeitura não cede documentos e MP abre investigação sobre recursos das ambulâncias
Por Cláudio Dias A demora e a ausência de informações a serem prestadas pela Prefeitura de Araraquara sobre atos...
CEI do Daae: superintendente encerra fase de depoimentos
Por Cláudio Dias A Comissão Especial de Inquérito (CEI) do Daae, criada pela Câmara Municipal de Araraquara, para...
Juliana Damus apresenta demandas da saúde para Deputada Márcia Lia
Por Helo Zanoni A vereadora Juliana Damus (PP) esteve no gabinete da Deputada Estadual Márcia Lia (PT), solicitando...

Pin It on Pinterest