Início | Meio Ambiente | Defesa de Animais | Marcelo autoriza criação do Conselho de Proteção aos Animais

Marcelo autoriza criação do Conselho de Proteção aos Animais

06/05/2011 | Defesa de Animais

Por Hamilton G. P. Mendes

Agora é oficial, e Araraquara, depois da iniciativa da vereadora Juliana Damus (PP), e do aval do prefeito municipal Marcelo Barbieri (PMDB), terá o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (CMPDA). A relação de nomes para compor o CMPDA, aliás, já está de posse do chefe do Executivo.

A decisão sobre o assunto saiu de forma rápida, e foi tomada por Marcelo nessa quarta-feira, um dia depois da reunião que envolveu a vereadora e integrantes de uma entidade informal denominada Defensores dos Direitos dos Animais” (Dedia).

Durante a reunião, Juliana e as ativistas solicitaram apoio do governo para viabilizar iniciativas de proteção aos animais na cidade, com ações integradas e que contem com a previsão de se recolher aqueles que estiverem abandonados, o tratamento de seus males, sua castração e, por fim, que esses animais sejam destinados para adoção.

O conselho, segundo informou Juliana na tarde dessa quinta-feira (5), pretende reunir entidades, como a própria Dedia, a Associação Araraquarense de Proteção aos Animais (Aapa), além de órgãos oficiais, como as secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Educação para propor iniciativas para reduzir o abandono de cães e gatos e os riscos que isso pode causar à população.

Entre as propostas em discussão estão a implementação de uma grande campanha para o uso de chips em cães e gatos, a instalação de uma Delegacia de Proteção aos Animais – também proposta recentemente pela vereadora – e a criação de um abrigo para animais abandonados na cidade. A última, não tem consenso entre os ativistas na defesa dos direitos dos animais na cidade, e muitos deles já se opõe a ideia.

Ainda no inicio da semana, o próprio chefe de Gabinete da Prefeitura, Toninho Martins, falou sobre a construção do abrigo, afirmando, entre outros pontos, que ele não poderá mais ser construído (se vier a ser) no Parque Pinheirinho. Segundo ele, já estava tudo planejado, mas não será possível fazê-lo, porque o Parque é considerado área de lazer, e não pode receber um abrigo para animais.

Falando na tarde de ontem sobre o assunto, Juliana, que é autora do requerimento pedindo a instalação da delegacia na cidade e a indicação pedindo a criação do conselho, afirmou que é preciso obter políticas públicas para amenizar os maus-tratos aos animais e propor iniciativas de conscientização de que ações desse tipo são consideradas crime.

A vereadora estava se referindo a Lei Complementar nº 427; de iniciativa do também parlamentar Carlos Nascimento (PT), aprovada pela Câmara Municipal em 16 de novembro de 2007, que trata justamente do tema. A lei prevê, entre outros pormenores, I – Estimular a posse responsável de animais através da educação ambiental; II – Instituição de um abrigo adequado para os animais destinados à adoção; III – Incentivos à doação de animais; IV – Esterilização de animais domésticos; V – Destinação adequada aos corpos dos animais mortos.

“A lei existe, o que precisamos fazer é discutir como tirá-la do papel e fazer com que ela seja aplicada com mais freqüência.” De acordo com Lei Federal 9.605, de Crimes Ambientais, maltratar animais é passível de multa e prisão. “E é justamente para aumentar o rigor na fiscalização, que fizemos a proposta à instalação de uma Delegacia de Proteção aos Animais na cidade”, falou Juliana.

Veja outros artigos

Câmara dá primeiro passo na proibição a fogos de artifícios ruidosos
Proposta da vereadora Juliana Damus passou três meses tramitando no legislativo e ainda depende de uma segunda...
Juliana espera ansiosa a implantação da Lei e do Protocolo de Atendimento aos animais
Por Paula Cardoso Comdedia define em reunião um cronograma de atividades para dar inicio as ações de proteção aos...
Presença de animais de estimação em shoppings agora é facultativa
Propositura que altera Código de Posturas é de autoria da vereadora Juliana Damus Em solenidade realizada na...
Aplicação da Política de Proteção aos Animais é questionada em requerimento
Documento foi apresentado pela vereadora Juliana Damus Araraquara dispõe de uma lei, de 2012, que ampara os animais em...
Juliana Damus participa de Seminário sobre alimentos saudáveis na merenda escolar
Alimentação mais saudável na merenda escolar, este é o tema que a vereadora Juliana Damus (PP) foi conhecer na Capital...
Juliana Damus visita Ambulatório Veterinário e comemora vitória em favor da AAPA
Na manhã da quarta-feira (30), a vereadora Juliana Damus (Progressistas) esteve na sede do Ambulatório Veterinário da...
Projeto que proíbe adoção de animais por quem já praticou maus-tratos é aprovado na Câmara
Vereadora Juliana Damus é autora do Projeto de Lei Complementar A Câmara Municipal de Araraquara aprovou o Projeto de...
Lei que proíbe soltura de fogos ruidosos tem apoio da Polícia Militar
Em fevereiro deste ano, foi aprovada a proibição da soltura de fogos de artifício ruidosos que excedam os limites de...
Aberta licitação para compra de Castramóvel para Araraquara
Os recursos para aquisição foram viabilizados por emenda indicada pela vereadora Juliana Damus (Progressistas)...
Acabar com a rotulagem dos transgênicos é um retrocesso, diz Juliana Damus
Por Cláudio Dias Considerando a polêmica envolvendo o Projeto de Lei n° 4148/2008, do deputado federal Luis Carlos...

Pin It on Pinterest