Início | Meio Ambiente | Defesa de Animais | Marcelo autoriza criação do Conselho de Proteção aos Animais

Marcelo autoriza criação do Conselho de Proteção aos Animais

06/05/2011 | Defesa de Animais

Por Hamilton G. P. Mendes

Agora é oficial, e Araraquara, depois da iniciativa da vereadora Juliana Damus (PP), e do aval do prefeito municipal Marcelo Barbieri (PMDB), terá o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (CMPDA). A relação de nomes para compor o CMPDA, aliás, já está de posse do chefe do Executivo.

A decisão sobre o assunto saiu de forma rápida, e foi tomada por Marcelo nessa quarta-feira, um dia depois da reunião que envolveu a vereadora e integrantes de uma entidade informal denominada Defensores dos Direitos dos Animais” (Dedia).

Durante a reunião, Juliana e as ativistas solicitaram apoio do governo para viabilizar iniciativas de proteção aos animais na cidade, com ações integradas e que contem com a previsão de se recolher aqueles que estiverem abandonados, o tratamento de seus males, sua castração e, por fim, que esses animais sejam destinados para adoção.

O conselho, segundo informou Juliana na tarde dessa quinta-feira (5), pretende reunir entidades, como a própria Dedia, a Associação Araraquarense de Proteção aos Animais (Aapa), além de órgãos oficiais, como as secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Educação para propor iniciativas para reduzir o abandono de cães e gatos e os riscos que isso pode causar à população.

Entre as propostas em discussão estão a implementação de uma grande campanha para o uso de chips em cães e gatos, a instalação de uma Delegacia de Proteção aos Animais – também proposta recentemente pela vereadora – e a criação de um abrigo para animais abandonados na cidade. A última, não tem consenso entre os ativistas na defesa dos direitos dos animais na cidade, e muitos deles já se opõe a ideia.

Ainda no inicio da semana, o próprio chefe de Gabinete da Prefeitura, Toninho Martins, falou sobre a construção do abrigo, afirmando, entre outros pontos, que ele não poderá mais ser construído (se vier a ser) no Parque Pinheirinho. Segundo ele, já estava tudo planejado, mas não será possível fazê-lo, porque o Parque é considerado área de lazer, e não pode receber um abrigo para animais.

Falando na tarde de ontem sobre o assunto, Juliana, que é autora do requerimento pedindo a instalação da delegacia na cidade e a indicação pedindo a criação do conselho, afirmou que é preciso obter políticas públicas para amenizar os maus-tratos aos animais e propor iniciativas de conscientização de que ações desse tipo são consideradas crime.

A vereadora estava se referindo a Lei Complementar nº 427; de iniciativa do também parlamentar Carlos Nascimento (PT), aprovada pela Câmara Municipal em 16 de novembro de 2007, que trata justamente do tema. A lei prevê, entre outros pormenores, I – Estimular a posse responsável de animais através da educação ambiental; II – Instituição de um abrigo adequado para os animais destinados à adoção; III – Incentivos à doação de animais; IV – Esterilização de animais domésticos; V – Destinação adequada aos corpos dos animais mortos.

“A lei existe, o que precisamos fazer é discutir como tirá-la do papel e fazer com que ela seja aplicada com mais freqüência.” De acordo com Lei Federal 9.605, de Crimes Ambientais, maltratar animais é passível de multa e prisão. “E é justamente para aumentar o rigor na fiscalização, que fizemos a proposta à instalação de uma Delegacia de Proteção aos Animais na cidade”, falou Juliana.

Veja outros artigos

Visita a São Carlos com presidente da AAPA
A vereadora Juliana Damus e a Presidente da Associação Araraquarense de Proteção aos Animais, Adriana Mattos se...
Cãocurso realizado pela AAPA
Juliana prestigiou o Cãocurso que aconteceu no Parque Infantil. O evento é uma realização da Associação Araraquarense...
Vereadora Juliana Damus destaca políticas públicas na posse do Conselho de Proteção a Fauna
Por Wagner Luiz Na tarde desta sexta-feira, 13 de dezembro de 2013, aconteceu a cerimônia de posse dos novos...
Cães são vacinados de graça contra a Cinomose
Por: Paula Cardoso Cerca de 250 cães foram vacinados gratuitamente, no domingo, 23 de fevereiro, contra a...
Lei que proíbe soltura de fogos ruidosos tem apoio da Polícia Militar
Em fevereiro deste ano, foi aprovada a proibição da soltura de fogos de artifício ruidosos que excedam os limites de...
Juliana Damus visita Ambulatório Veterinário e comemora vitória em favor da AAPA
Na manhã da quarta-feira (30), a vereadora Juliana Damus (Progressistas) esteve na sede do Ambulatório Veterinário da...
Juliana Damus quer informações de produtos com origem animal nas embalagens
Por Cláudio Dias Tramitam na Câmara dos Deputados, em Brasília, cinco projetos ligados a obrigatoriedade de...
Reunião com Poder Executivo para regulamentar lei que proíbe exposição de animais
Após várias discussões com órgãos competentes, a vereadora Juliana Damus teve a lei de sua autoria regulamentada pelo...
Aprovado na Câmara projeto de lei sobre recolhimento de cadelas no cio
Vereadora Juliana Damus defendeu a proposta e entende que isso pode ajudar a diminuir o número de animais abandonados...
Juliana prestigia Passeio Eco Pet
Por Luis Fernando Laranjeira O 1º Passeio Eco Pet de Araraquara reuniu aproximadamente 700 pessoas e seus cães de...

Pin It on Pinterest