Início | Contra o Cerol | Campanha Municipal busca abolir o uso do cerol

Campanha Municipal busca abolir o uso do cerol

12/07/2013 | Contra o Cerol

Por Kiko Luiz

A vereadora Juliana Damus (PP) após participar do ato público organizado pelo 100 Moto Clube Araraquara, Místicos do Asfalto MC., Águias de Cristo MC. e Gaditas MC., que antecedeu a motociata em protesto contra o uso do Cerol em pipas que acabam por sacrificar a vida de motociclistas, no sábado, 06, está agendando reunião envolvendo motociclistas, Guarda Municipal e Prefeitura na busca de uma forma de conter o uso desta verdadeira arma assassina.

“De cada 100 casos graves de acidentes envolvendo motociclistas e linhas de pipas contendo Cerol, 70 acabam em morte”, cita um motociclista, lembrando que o Cerol é o nome atribuído a uma mistura de cola e vidro moído ou limalha de ferro aplicado em linhas de papagaio tornando-a fortemente cortante, provocando a morte, quando atingidos, de motociclistas, ciclistas e até aves.

Com as férias aumentam os números de acidentes envolvendo motociclistas que são atingidos por linhas de pipas contendo Cerol, notadamente empinados por adolescentes. Embora a venda de Cerol seja controlada, em Araraquara são vários os casos envolvendo menores, seus pais, Cerol e motociclistas.

Lei Complementar da Vereadora Juliana Damus de 5 de agosto de 2005 em seu Artigo 1º “Ficam proibidos no Município de Araraquara o uso, a industrialização, a comercialização, o armazenamento, o transporte e a distribuição de Cerol ou de qualquer material similar com a finalidade de ser usado em linhas ou fios para serem utilizados em pipas, papagaios ou pandorgas”.

A Lei Complementar foi regulamentada pelo então prefeito Edinho Silva (PT) que estabeleceu multa no valor de  cinco UFM – Unidade Fiscal do Município a constatar o uso do cortante em linhas de pipas, cabendo a fiscalização a Guarda Municipal e fiscais de postura.

A Guarda Municipal araraquarense vem realizando seguidas campanhas nas escolas atendendo ao que disciplina a Lei de autoria da vereadora Juliana Damus. A vereadora também, em conjunto com a Polícia Militar, sequencia as visitas às unidades de ensino, buscando a meta de levar ao conhecimento de todos aquilo que estabelece a Lei e conscientizar sobre os perigos produzidos pelo uso do Cerol, que além de ferir com gravidade e até matar seres humanos e pássaros, danifica os fios da Companhia Paulista de Força e Luz.

Não satisfeitos com o uso do Cerol de vidro moído, empinadores passaram agora a usar o pó de ferro, muito pior que o anterior, mostra da necessidade de uma tomada de providências. Por esta razão a vereadora Juliana Damus quer de imediato agendar a reunião para buscar uma forma de conter esta ação no mínimo criminosa.

Veja outros artigos

Visita a Guarda Municipal para saber sobre apreensão de pipas com cerol
Preocupada com o alto número de apreensões de pipas com cerol, a vereadora Juliana Damus visitou a Guarda Municipal e...
Evento “Pipas com Segurança” no Parque do Pinheirinho
A vereadora Juliana Damus trouxe para Araraquara o evento PIPAS COM SEGURANÇA, que aconteceu no Pinheirinho, no...
Campanha Municipal busca abolir o uso do cerol
Por Kiko Luiz A vereadora Juliana Damus (PP) após participar do ato público organizado pelo 100 Moto Clube Araraquara,...
Juliana revela que campanha “Pipas com Segurança-2009” terá vídeo educativo mostrando os perigos do uso do cerol
Por Hamilton G. P. Mendes A vereadora Juliana Damus (PP) lançou, em evento realizado na Câmara Municipal, a primeira...
Juliana Damus organiza campanha de orientação e conscientização sobre o uso de cerol
Por: Paula Cardoso e Fernando Stivaletti Uma perigosa mistura de caco de vidro moído aplicados em linhas de...
Campanha Contra o Uso de Cerol na EMEF Prof Olga Ferreira Campos
No período de férias escolares, Juliana Damus e a Guarda Municipal realizaram a Campanha Contra o Uso do Cerol na EMEF...
Juliana Damus mobiliza encontro para acertar detalhes da campanha contra o cerol
Mais um passo foi dado para o lançamento oficial da campanha de conscientização contra o uso e comercialização do...
Ação contra o cerol apreende 12 carreteis de linhas cortantes, qualifica dois adultos e 9 adolescentes
Operação realizada em um campo de futebol do Vale Verde, na tarde de terça feira (11), entre Policia Militar, Guarda...
Alunos da Emef Waldemar Saffiotti participam de programa educativo contra o cerol
Por: Paula Cardoso “Cerol, ‘desbique’ essa ideia”, pediu o eletricista de linha viva, Osvaldo...
Cerol é alvo de campanha de outdoors em Araraquara
Por Chico de Assis A mistura criminosa de cola de madeira, vidro moído e outras substâncias para ser utilizada nas...

Pin It on Pinterest