A vereadora Juliana Damus (PP) participou na tarde desta terça-feira, 30/8, do “1º Encontro de Polícia Comunitária do 13º BPM/I”, realizado no auditório da Base Comunitária de Educação Infantil para o Trânsito, a conhecida Cidade Mirim.
O evento aberto pelo Tenente Coronel Ziul Martins Rodrigues, comandante do Batalhão, fez uma demonstração das boas práticas relacionadas às atividades de Polícia Comunitária desenvolvidas pelas unidades subordinadas ao 13º Batalhão, abrangendo os 19 municípios de sua área de responsabilidade.
A parlamentar acompanhou uma série de palestras que apontaram para uma filosofia de estratégia organizacional que proporciona uma parceria entre a população e a polícia, baseada na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas relacionados a crimes, venda e consumo de drogas, desordem, entre outros.
O Capitão Jerônimo, de Ribeirão Preto, falou da experiência com o Programa Vizinhança Solidária em uma área de degradação naquela cidade, e após a integração, a criminalidade caiu a zero. “Isso só foi possível porque as pessoas se envolveram no projeto de parceria e os resultados foram imediatos”, frisou.
Na sequência, o Sargento Silveira discorreu sobre a importância da Base Comunitária de Segurança, pois os moradores do entorno se engajaram em ações Educativas, Proativas, de Transparência e de Integração.
O Capitão Runho destacou a utilização das redes sociais no combate a criminalidade, a introdução, o funcionamento e serviços sociais.
O Sargento Adilson, o Cabo Garcia e o Cabo Escamilha falaram das experiências práticas com o projeto, enquanto o Sargento Eliandro abordou o foco público da Cidade Mirim e o Sargento Ribeiro, a Banda, a proximidade com a sociedade e os benefícios a imagem da PM.
Segundo Juliana Damus, “são com projetos simples e inteligentes como esses, que poderemos melhorar a segurança da cidade e o envolvimento da população é essencial”.
Prestação de contas
Outro evento relacionado à PM que a vereadora participou, foi a audiência pública de prestação de contas da 1ª CIA de Policiamento, que ocorreu no auditório da Biblioteca Municipal.
O Comandante Ricardo Domingos Júnior apresentou a produção operacional e os crimes ocorridos em abril, maio e junho. “São audiências trimestrais, onde queremos abrir as portas da PM para que a população entenda no nosso trabalho”, disse, afirmando que essa transparência traz os moradores para mais próximo das forças de segurança.