Por Gabriela Pontieri
A vereadora Juliana Andrião Damus (PP) coordenou nesta quinta-feira, 18, a realização de uma Audiência Pública no plenário da Câmara Municipal, objetivando a prestação de contas da 1ª e 3ª Companhia da Policia Militar de Araraquara, comandadas pelos capitães Robson Douglas de Souza e Vagner Tadeu Silva Prado.
No encontro foram apresentados os índices criminais ocorridos na cidade e a tabulação da produção operacional do ano de 2008. Segundo capitão Prado, a Policia Militar vem realizando um trabalho com a comunidade para diminuir a violência com base nos números de ocorrências.
De acordo com os números apresentado, os casos de homicídios dolosos caíram de 23 em 2005 para 13 ocorrências em 2008. Já no caso dos roubos os índices apresentando na cidade passaram de 524 em 2005 para 433 neste ano. Os furtos também tiveram queda de 4.155 para 2.456, assim como os roubos de veículos caíram de 524 para 433 casos, e furtos de veículos de 277 para 188 casos.
Também foi apresentado um balanço sobre os números de veículos fiscalizados (38.081), autos de infração (6.686), flagrantes (360), pessoas presas em flagrantes 481, flagrante de ato infracional (259), procurados capturados (mandados), (246), armas de fogo apreendidas (104), armas brancas (101), veículos recuperados (117), cocaína aprendida (4,284 kg) e maconha apreendida (19,940 kg).
Segundo o capitão Robson, a melhor forma de combater a violência é a educação. “A Policia Militar realiza o Proerd, um trabalho de conscientização para crianças, para que no futuro esses números abaixem cada vez mais”, disse.
Outros assuntos discutidos pelos policiais foram o cadastramento de bicicletas e uma possível lei que proibisse a entrada em estabelecimentos comerciais com capacete. “Consideramos esses projetos muito importante, pois existem casos de roubos de bicicletas e esse cadastro ajuda na captura a capturar esses veículos. Já a retirada do capacete ajudaria a evitar muitos assaltos, pois os meliantes usam o equipamento para esconder o rosto”, explicou Robson.
Para a vereadora Juliana, o cadastramento das bicicletas poderia ser realizado pelo município, já que é um projeto de um vereador aprovado pela Câmara. “Fico muito feliz em saber que a Policia Militar está realizando este trabalho, já que o projeto até o momento não saiu do papel”, afirmou.
Também participaram do evento o capitão PM Paulo Henrique Jurisato, o Subtenente Marcos Aparecido Stivanatto, membros do Conseg e representando o prefeito eleito Marcelo Barbieri, coronel José Antonio Spera.