PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 039/07.
Fica conferido, nos termos do artigo 288, parágrafo único, da Resolução nº 313, de 18 de dezembro de 2003 (Regimento Interno), o Diploma de Honra ao Mérito, aos Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência PROERD e do Programa Jovens Construindo a Cidadania JCC, a seguir relacionados:
1) Sd. Fem. PM Instrutor – MARLI CRISTINA BAYONA (1ª Cia Proerd)
2) Sd. PM Instrutor – MIGUEL ANGELO GAGLIARDI (1ª Cia Proerd)
3) Sd. Fem. PM – Instrutor – CIBELE DOS SANTOS (3ª Cia Proerd)
4) Sd. PM Instrutor – EMERSON APARECIDO SILVA (3ª Cia Proerd)
5) Sd. PM Instrutor – PAULO CÉSAR MACHADO FERRAZ (1ª Cia JCC)
28/07/2008 – Câmara homenageia instrutores PROERD e JCC
Por Kiko Luiz
Os instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – PROERD e Programa Jovens Construindo a Cidadania – JCC, instituídos pelo comando do 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior, foram homenageados com o diploma de “Honra ao Mérito”, na noite de sexta-feira, 25, em sessão solene realizada no Palacete Vereador Carlos Alberto Manço.
O projeto de concessão dos diplomas foi apresentado pela vereadora Juliana Damus (PP) com a finalidade de homenagear os instrutores PROERD, soldado feminino Marli Cristina Bayona, soldado Miguel Ângelo Gagliardi, soldado feminino Cibele dos Santos e soldado Emerson Aparecido Silva e o instrutor do JCC Paulo César Machado Ferraz.
A sessão foi presidida pela vereadora Edna Sandra Martins(PT) que a iniciou explicitando as atribuições do legislativo de elaborar leis, requerimentos e também distinguir pessoas que apresentam ou atuam em projetos importantes que ajudam a construir a cada dia a cidadania na cidade.
Representando o prefeito Edson Antonio Edinho Silva, a gestora de projetos do Centro de Referência dos Jovens e Adolescentes, Sonia Gabam retratou os aspectos positivos e o privilégio de celebrar parceria com o grupo de profissionais tão sérios em um trabalho de valorização do menor, destacando que “não estamos preocupados com as drogas, mas com a vida”.
Autora da proposta das homenagens à vereadora Juliana Damus destacou que todos os dias assistimos o flagelo, a angustia, o desespero de jovens e de suas famílias vitimados pelo mundo desprezível da drogas, e este é o tempo que cada um deve fazer a sua parte e sem omissão buscar alternativas para evitar sua propagação.
Disse à vereadora ser o tempo em que a prevenção se torna elemento indiscutível, obrigação dos agentes públicos que não devem medir esforços para se constituírem na força adversa às drogas, com a fomentação de propostas que assegurem aos jovens, opções de mudança e a retomada pelo equilíbrio, e atendendo aos anseios sociais o PROERD e JCC atuam como fator emergente junto ao público adolescente.
Representando o comando do 13º BPM/I, a primeiro tenente Rosemeire Vitonto demonstrou sua emoção e alegria ao receber o diploma em nome da unidade afirmando que se a “Casa de Leis” fazia aquele reconhecimento significava que estava satisfeita com o trabalho desenvolvido.
Homenageados com diplomas e flores os instrutores ocuparam a tribuna da Câmara para agradecimentos, ressaltando a proposta da vereadora Juliana Damus reconhecimento do trabalho realizado de conscientização dos alunos sobre os males das drogas e a busca na redução da violência.
Elogiando os instrutores a tenente detalhou que eles abraçaram a causa, fizeram e fazem a diferença, “são mais que especiais, são perolas preciosa e a demonstração da sociedade civil destaca tudo aquilo que representam”, lembrando a atuação na formação dos jovens, importante, pois “atuar no aspecto repressivo causa dor”.
“Sintam-se reconhecidos pela Câmara que registra o trabalho de vocês na história de Araraquara”, destacou a presidenta Edna Martins no encerramento da sessão ressaltando a satisfação de homenagear e assim reconhecer o trabalho realizado pelos instrutores PROERD e JCC, gratificante visualizar a existência de pessoas que se dispõem a realizar este trabalho, sentido que é feito com amor.
Disse à presidenta que o espírito fica realimentado por muito tempo “pois vale a pena trabalhar por amor, vale a pena ser solidário, vale a pena ser idealista e se nos juntarmos podemos operar mudanças e iniciamos as mudanças em nosso espaço. Nas placas e flores está o reconhecimento pelo trabalho realizado”.