Por José Conde Sobrinho
Perto de alcançar cinco anos de espera, a vereadora Juliana Damus (PV), começa a assistir a materialização de projeto de sua autoria que institui o programa "Verde que Alimenta”. Apresentado na legislatura passada (setembro de 2002), a proposição foi aprovada pelos vereadores, na época com a Casa de Leis sendo integrada por 21 componentes.
Sancionado pelo prefeito Edinho Silva após quase um ano da sua aprovação em plenário, o projeto mostra somente agora sinais de significativos avanços com a implantação do curso de formação para o programa, reunindo educadores, encontros de interação dos envolvidos e reuniões setoriais que alicerçam a matéria da vereadora Damus.
O programa “Verde que Alimenta”, tem como principal objetivo promover e incentivar o plantio de mudas de árvores frutíferas nos bairros de Araraquara e nas escolas. Tal fato atrairia de maneira significativa o surgimento de pássaros e se tornaria uma atraente forma educativa sobre aspectos do meio ambiente, além da interação a ser promovida com os alunos da rede pública, tornando-os elementos multiplicadores das ações a serem desenvolvidas.
Para Juliana Damus, trata-se de um projeto cuja participação interativa da criança, reverterá à própria unidade escolar os resultados a serem observados pela implantação da proposição. “Todas as frutas colhidas através do programa “Verde que Alimenta” – ressalta a vereadora – serão destinadas às escolas públicas e Centros de Educação e Recreação do município, para consumo de seus alunos”, enfatiza.
Coordenado pela educadora Valéria Braga, o curso de formação para a implantação do programa reuniu ontem (sexta-feira) educadores de vários estabelecimentos, e na oportunidade foram discorridos aspectos sobre o projeto, a necessária responsabilidade pelo envolvimento das classes docente e discente sobre a matéria e aspectos que cercam a fundamentação do meio ambiente.
Um novo encontro está previsto para ocorrer no dia 16 de março, a partir das 08h00 e tendo como local, a “Sala Verde” situada na secretaria municipal da Educação. O encontro é aberto aos interessados no projeto.
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA