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Convênio entre Prefeitura e PM vai aumentar policiais nas ruas

14/03/2012 | Ações

Por Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal
 
O prefeito Marcelo Barbieri e o comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel PM Alvaro Batista Camilo, estiveram reunidos nessa quarta-feira (14), em São Paulo, para definir a implantação em Araraquara do Programa Atividade Delegada, que consiste na contratação de policiais durante o horário de folga para prestar serviço ao município.
 
De acordo com o prefeito, a iniciativa tem um forte apoio da Câmara Municipal. Ele destacou que foi procurado pela vereadora Juliana Damus para a elaboração de um projeto que trouxesse melhoria para o pró-labore da polícia e para a segurança da cidade.
 
De acordo com o prefeito, o objetivo é ampliar a segurança da população, com o convênio que prevê o repasse de verba do município para a PM a fim de aumentar o número de policiais nas ruas de Araraquara. 

Segundo Marcelo, os termos do convênio devem ser definidos esta semana para que o Executivo encaminhe projeto de lei para apreciação da Câmara Municipal, durante a próxima sessão ordinária, na terça-feira.
 
“Queremos aumentar a segurança da sociedade, colocando mais policiais nas ruas da cidade”, declarou o prefeito. “Esperamos poder firmar o convênio até o mês de maio durante visita do governador Geraldo Alckmin à cidade”, completou.
 
O tenente coronel José Roberto Malaspina, comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior, explica que por meio desse Programa a Prefeitura delega ao Estado atividades que são de responsabilidade do município. Os serviços são executados por policiais durante os horários de folga, o que acaba se traduzindo em um maior número de efetivo nas ruas.
 
“O prefeito Marcelo Barbieri nos surpreendeu com essa iniciativa de buscar o convênio que vai ter reflexo direto na segurança do município. É uma visão inovadora de extrema importância para o trabalho da PM”, afirmou Malaspina.
 
Grande parte do efetivo da PM acaba utilizando as horas de folga para fazer “bicos”. Com esse programa, o policial pode complementar a renda, trabalhando fardado e armado, mas continua tendo o tempo necessário para seu descanso.
 
Sobre a Atividade
 
Implantada inicialmente na capital paulista, a Atividade Delegada é um convênio entre o Estado e o município no combate à criminalidade. Policiais Militares em folga trabalham no policiamento ostensivo e preventivo em áreas pré-determinadas pelas poder municipal.
 
A participação na Atividade Delegada é voluntária e os PMs só podem trabalhar até 96h por mês nessa função. Para os policiais, a atividade é uma oportunidade para complementar a renda, uma vez que são remunerados pelas prefeituras pelo serviço.
 
Os policiais que participam da Atividade Delegada cumprem escalas feitas pela PM, usam farda, viaturas, arma e colete de proteção da corporação e estão completamente protegidos diante de qualquer situação de risco, inclusive com seguro e assistência médica.
 
Para a população, o benefício está na redução da criminalidade. Em algumas regiões da capital paulista, por exemplo, onde já existe o funcionamento da Atividade Delegada, os números de ocorrências criminais foram reduzidos em até 80%.

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