Início | Meio Ambiente | Defesa de Animais | Marcelo autoriza criação do Conselho de Proteção aos Animais

Marcelo autoriza criação do Conselho de Proteção aos Animais

06/05/2011 | Defesa de Animais

Por Hamilton G. P. Mendes

Agora é oficial, e Araraquara, depois da iniciativa da vereadora Juliana Damus (PP), e do aval do prefeito municipal Marcelo Barbieri (PMDB), terá o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (CMPDA). A relação de nomes para compor o CMPDA, aliás, já está de posse do chefe do Executivo.

A decisão sobre o assunto saiu de forma rápida, e foi tomada por Marcelo nessa quarta-feira, um dia depois da reunião que envolveu a vereadora e integrantes de uma entidade informal denominada Defensores dos Direitos dos Animais” (Dedia).

Durante a reunião, Juliana e as ativistas solicitaram apoio do governo para viabilizar iniciativas de proteção aos animais na cidade, com ações integradas e que contem com a previsão de se recolher aqueles que estiverem abandonados, o tratamento de seus males, sua castração e, por fim, que esses animais sejam destinados para adoção.

O conselho, segundo informou Juliana na tarde dessa quinta-feira (5), pretende reunir entidades, como a própria Dedia, a Associação Araraquarense de Proteção aos Animais (Aapa), além de órgãos oficiais, como as secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Educação para propor iniciativas para reduzir o abandono de cães e gatos e os riscos que isso pode causar à população.

Entre as propostas em discussão estão a implementação de uma grande campanha para o uso de chips em cães e gatos, a instalação de uma Delegacia de Proteção aos Animais – também proposta recentemente pela vereadora – e a criação de um abrigo para animais abandonados na cidade. A última, não tem consenso entre os ativistas na defesa dos direitos dos animais na cidade, e muitos deles já se opõe a ideia.

Ainda no inicio da semana, o próprio chefe de Gabinete da Prefeitura, Toninho Martins, falou sobre a construção do abrigo, afirmando, entre outros pontos, que ele não poderá mais ser construído (se vier a ser) no Parque Pinheirinho. Segundo ele, já estava tudo planejado, mas não será possível fazê-lo, porque o Parque é considerado área de lazer, e não pode receber um abrigo para animais.

Falando na tarde de ontem sobre o assunto, Juliana, que é autora do requerimento pedindo a instalação da delegacia na cidade e a indicação pedindo a criação do conselho, afirmou que é preciso obter políticas públicas para amenizar os maus-tratos aos animais e propor iniciativas de conscientização de que ações desse tipo são consideradas crime.

A vereadora estava se referindo a Lei Complementar nº 427; de iniciativa do também parlamentar Carlos Nascimento (PT), aprovada pela Câmara Municipal em 16 de novembro de 2007, que trata justamente do tema. A lei prevê, entre outros pormenores, I – Estimular a posse responsável de animais através da educação ambiental; II – Instituição de um abrigo adequado para os animais destinados à adoção; III – Incentivos à doação de animais; IV – Esterilização de animais domésticos; V – Destinação adequada aos corpos dos animais mortos.

“A lei existe, o que precisamos fazer é discutir como tirá-la do papel e fazer com que ela seja aplicada com mais freqüência.” De acordo com Lei Federal 9.605, de Crimes Ambientais, maltratar animais é passível de multa e prisão. “E é justamente para aumentar o rigor na fiscalização, que fizemos a proposta à instalação de uma Delegacia de Proteção aos Animais na cidade”, falou Juliana.

Veja outros artigos

Juliana prestigia Passeio Eco Pet
Por Luis Fernando Laranjeira O 1º Passeio Eco Pet de Araraquara reuniu aproximadamente 700 pessoas e seus cães de...
Juliana pede agilidade no Programa dos Carroceiros
Por Nathália Maestro A vereadora Juliana Damus (sem partido) está encaminhando requerimento ao prefeito...
Cidade amplia legislação de proteção aos animais
Por Luis Fernando Laranjeira Com o objetivo de ampliar a legislação municipal de defesa dos animais foi criada na...
Projeto de Juliana Damus pode proibir rojões e fogos de artifício com ruído em Araraquara
Vereadora pede que haja reflexão em torno da questão, evitando os incômodos às pessoas e aos animais, além dos graves...
Juliana Damus apresenta sugestão ao setor de Comunicação da Prefeitura para ajudar na adoção de animais
Por Paula Cardoso A criação de uma agenda cultural do município também foi sugerida à secretária da Comunicação...
Emenda à LDO de R$ 1 milhão para construção de moradias para idosos é aprovada na Câmara Municipal
Vereadora Juliana Damus propôs mais emendas em diferentes áreas Na Sessão Extraordinária da Câmara Municipal,...
Juliana Damus pede que projeto que permite violência contra animais não seja aprovado
Por Maria Luiza Rosato A vereadora Juliana Andrião Damus (PP) viu aprovado na Sessão Ordinária...
Exposição de cachorros no canil
A vereadora Juliana Damus que se preocupa em fazer leis para proteger os animais esteve presente na exposição de...
Juliana apoia projeto que reforça posse responsável
Por Luis Fernando Laranjeira A vereadora Juliana Damus (PP) aguarda o envio à Câmara Municipal de projeto de lei da...
Juliana Damus pede retomada do programa de emplacamento de carroças
Por Chico de Assis Organizar o serviço, regularizar o despejo de entulhos e dar segurança no trânsito para os...

Pin It on Pinterest