Por Hamilton G. P. Mendes
Na última sexta-feira (6), como parte da abertura do Mês das Mulheres, a Prefeitura Municipal de Araraquara realizou evento no teatro do Sesc, onde diversas mulheres araraquarenses – representando as várias áreas de atuação na sociedade – foram homenageadas pelas autoridades locais. Dentre as homenageadas estava à vereadora, Juliana Damus (PP), parlamentar ativa e que está em seu 3º mandato.
Compuseram a mesa da solenidade; o prefeito Marcelo Barbieri e sua esposa Zi; o vice-prefeito Valter Merlos e sua esposa Célia; o deputado Roberto Massafera; o secretário de governo, Orlando Mengatti Filho; a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Elaine Quintiliano; o presidente da Câmara Municipal vereador Ronaldo Napeloso; a diretora da CGBT (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil), Cida Malavazi, além das vereadoras Juliana Damus e Márcia Lia.
Durante o evento, que contou com a participação do Conjunto Instrumental Feminino da Uniara, sob coordenação de Edna Nogueira, o prefeito, Marcelo Barbieri, destacou a luta pela igualdade de salários entre homens e mulheres na sociedade, assim como a dificuldade encontrada por elas para conseguir entrar no mercado de trabalho depois dos 40 anos.
O prefeito destacou ainda estar conversando com algumas empresas que serão instaladas na cidade, para que haja um programa que garanta emprego para mulheres na faixa etária superior aos 40 anos. “Ao doarmos áreas ou benefícios para empresas, exigiremos vagas para mulheres com mais de 40 anos como contrapartida”, disse.
Em sua fala, Juliana parabenizou o prefeito pela iniciativa e lembrou que o 8 de março é uma data de relevância na defesa dos direitos das mulheres. “É um dia de afirmação das lutas históricas das mulheres, como também é um dia de comemoração, pois brindamos as nossas conquistas, rupturas e, especialmente os avanços que possibilitam antever dias de mais igualdade e mais respeito à condição feminina”, afirmou.
A vereadora destacou ainda o fato de que, hoje em dia, a grande maioria das mulheres tem uma profissão, participando ativamente da economia do País. “O mundo mudou. As noções de cidadania, de representação política, de justiça e de democracia não prescindem da igualdade entre os sexos”, ressaltou Juliana. Que concluiu sua fala afirmando que as palavras e homenagens não apenas se aplicam ao Dia Internacional da Mulher. “Posto que, na realidade, todo dia é Dia da Mulher”.
Juliana compartilhou essa homenagem com sua mãe, senhora Maria de Lourdes Andrião Damus, que sempre acompanhou seu pai, vereador Elias Damus, hoje presente em todos os momentos de sua vida. “Quero dividir essa homenagem com a minha mãe. Essa mulher doce, de fibra, bonita por dentro e por fora, que é minha vida, meu centro!”, finalizou.