Início | Diversos | Vereadora quer garantia de que todos os hospitais e maternidades façam o teste de orelhinha

Vereadora quer garantia de que todos os hospitais e maternidades façam o teste de orelhinha

05/10/2010 | Diversos

Por Laís Françoso

Conhecido como “Teste da Orelhinha”, o exame que detecta deficiências auditivas em crianças recém-nascidas, não vem sendo realizado em todos os estabelecimentos de saúde da cidade. Novamente, a autora da lei, Juliana Andrião Damus (PP), está encaminhando o pedido para regulamentação. Além de melhorias no procedimento do teste, serão discutidas possíveis penalidades àqueles que descumprirem o que procede na lei 5.850, de 03 de julho de 2002, que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de triagem auditiva neonatal, nas maternidades e estabelecimentos hospitalares congêneres da cidade.

A real designação para o popular “Teste da Orelhinha” é “Exame de Emissões Otoacústicas”, sendo o mais recente método para identificação de perdas auditivas em recém-nascidos. A avaliação é rápida e fundamental para toda a vida da pessoa. Este exame existe desde os anos 90, mas até hoje poucas maternidades públicas brasileiras o realizam, mesmo com a vigência de leis dispondo sobre a obrigatoriedade.

O teste demora de 5 a 10 minutos, não tem qualquer contra-indicação, não acorda nem incomoda o bebê, não exige qualquer tipo de intervenção invasiva – uso de agulhas ou qualquer objeto perfurante – e é absolutamente inócuo.

“O prefeito autorizando a regulamentação, a lei no município terá um caráter mais abrangente em relação à norma federal, pois além do teste, será feito acompanhamento e tratamento nos casos em que os bebês obtiverem resultados positivos”, explica a vereadora Juliana Damus que glorifica Araraquara por ter sido a pioneira quanto à obrigação do Teste de Orelhinha, antes mesmo de a lei federal ser promulgada, em agosto de 2010.

Segundo informações de Renan Lamano, atual responsável pelo Centro Integrado de Saúde Auditiva – CISA -, afirma que externamente eles prestam seus serviços para a Santa Casa de Misericódia da cidade e, para não conveniados ocorre um encaminhamento ao Centro de Diagnóstico e Intervenção Precoce – CEDIP. “Seria de grande ajuda se todos os hospitais e maternidades de Araraquara realizassem o Teste da Orelhinha, assim, tanto crianças quanto especialistas receberiam um resultado rápido”, explica. Juliana ressalta que o Hospital São Paulo foi um dos primeiros locais a realizar o exame, e que ele vem realizando até os dias de hoje.

Desde sua indicação, a parlamentar vem acompanhando os trabalhos do CISA: “O trabalho feito por eles é digno de elogios, mas a regulamentação da lei que torna obrigatório o exame da orelhinha em Araraquara é fundamental, pois os bebês que têm perda auditiva diagnosticada cedo e iniciam o tratamento até os seis meses de idade apresentam desenvolvimento muito próximo ao de uma criança sem deficiência auditiva. Por isso, encaminhei novo requerimento para o Executivo solicitando que a lei seja regulamentada”, ressalta Juliana.

Veja outros artigos

Resposta sobre questionamento da precariedade vivida pelos moradores do Jd. São Rafael
Em meados de outubro, a vereadora Juliana Damus (PP), por meio de requerimento, relatou ao Executivo a precariedade...
Projeto indicado por Juliana Damus amplia benefício para as servidoras com perda gestacional
Mulheres que perdem seus filhos em algum estágio da gestação recebem menos compaixão do que uma mãe que perde o filho...
Juliana Damus e Édio Lope flagram arenas de esporte sem energia
Por Claudio Dias No escuro. Foi desta maneira que os vereadores Édio Lopes (PT) e Juliana Damus (PP) encontraram as...
Juliana Damus viabiliza parceria entre Ceproara e Secretaria da Educação
Por: José Ângelo Santilli A vereadora Juliana Damus (PP) viabilizou nessa quarta-feira, dia 18, parceria...
Projeto ‘Cãoterapia’ avança e será implantado na Apae
Iniciativa do projeto é da vereadora Juliana Damus Na sexta-feira (12), a vereadora Juliana Damus (Progressistas) se...
Juliana visita Cisa e quer regulamentação da lei do “teste da orelhinha”
Por Hamilton G. P. Mendes Autora de uma lei que obriga aos hospitais realizarem o “teste da orelhinha” nas crianças...
Juliana Damus propõe a extinção do uso de logomarcas de Governos
Por Claudio Dias A cada novo mandato quem assume o Executivo costuma alterar as cores dos prédios públicos, além de...
Em nova vistoria, vereadores verificam que apenas uma câmera de segurança está em operação
Por José Ângelo Santilli Em nova visita ao Centro de Videomonitoramento, na Arena da Fonte, nessa sexta-feira, dia 6,...
Juliana Damus facilita parceria para terapia comunitária
Por Luis Fernando Laranjeira A partir de fevereiro de 2012, integrantes do Núcleo de Auto Cuidado (NAC) deverão...
Campanha de orientação aos consumidores sobre a utilização de aparelho para redução da conta de água
A vereadora Juliana Damus está solicitando ao prefeito Edinho Silva (PT), por meio de indicação,...

Pin It on Pinterest