Início | Diversos | Juliana pede implementação de duas leis relativas à saúde ocular

Juliana pede implementação de duas leis relativas à saúde ocular

08/07/2011 | Diversos

Por Laís Françoso

A vereadora Juliana Andrião Damus (PP) enviou à Prefeitura pedido de implementação de duas leis de sua autoria. A primeira, aprovada em 2001, estabelece o Dia Municipal de Conscientização da Saúde Ocular. Outra, de 2002, determina a obrigatoriedade da Avaliação Oftalmológica (exame de vista) em todos os alunos da rede municipal de ensino, desde a pré-escola. O objetivo da parlamentar, com isso, é garantir à população informação suficiente para combater e, principalmente, prevenir doenças que afetam os olhos.

A escolha do dia em que seriam realizadas atividades referentes à conscientização ficou a critério do Poder Executivo. Até o momento, o evento não foi incluído no calendário do município. Quando em vigor, segundo a lei, estará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde esclarecer as pessoas sobre os cuidados necessários para uma visão perfeita. Poderá haver também a participação de outras instituições ligadas a essa especialidade médica, mediante distribuição de folhetos educativos, palestras e outros meios de comunicação.

“Esse importante instrumento de saúde pública fará com que as deficiências visuais mais comuns como a catarata, o glaucoma e aquelas ocasionadas por vício de refração – miopia, astigmatismo e hipermetropia – sejam diagnosticadas o quanto antes para que o tratamento possa ser eficaz”, conta Juliana.

Outra realidade que ainda não está sendo praticada oficialmente na cidade é o exame de vista em crianças, que tem por finalidade detectar problemas que estejam se manifestando em ambiente escolar. Tais avaliações deverão ser agendadas pela direção de cada escola, juntamente a Secretaria da Saúde, que deverá disponibilizar o Posto de Saúde mais próximo da escola para o atendimento. Por parte da Secretaria também caberá a disponibilização do comprovante de realização do exame, que deverá ser anexo a documentação escolar do estudante e entregue aos pais.

Juliana espera que seja dada especial atenção a esse pedido de regulamentação das leis relativas à saúde ocular, não só de crianças como de adultos e idosos. “Vemos nos noticiários que Araraquara realiza uma série de cirurgias por ano e que esse número sempre cresce. É de extrema importância colocar na cabeça das pessoas que a melhor forma de ‘tratamento’ é a conscientização”, afirma a vereadora.

Veja outros artigos

Juliana Damus apresenta Araraquara a outro grupo espanhol de investimento
Por Paula Cardoso   O ramo da construção civil vem crescendo constantemente em todo o país....
Juliana cobra cumprimento da lei sobre volume dos veículos de som
Por Claudio Dias Quem circula principalmente pelos corredores comerciais de Araraquara já deve ter cruzado com...
Lei que proíbe uso de capacete em locais públicos é promulgada pelo Prefeito de Araraquara
Por Chico de Assis A Lei entrará em vigor no dia 4 de novembro e é mais uma tentativa de proporcionar...
Audiência com Secretário da Agricultura Duarte Nogueira
A vereadora Juliana Damus foi recebida pelo Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o Senhor...
Juliana Damus defende licença gestante de servidoras que sofreram perda gestacional
Quando um bebê nasce, várias vidas se transformam. Mas, para os pais, a vida do filho começa bem antes do nascimento....
Investimento de R$ 25 milhões construirá complexo hoteleiro e residencial em Araraquara
Por: Paula Cardoso   O município de Araraquara terá um complexo hoteleiro e residencial, com...
Juliana Damus: casamento comunitário abre inscrições na segunda-feira
Texto: Claudio Dias Quem procura oficializar a união e não tinha condições financeiras...
Juliana Damus participa de reunião para preparar campanha de trânsito
Por José Ângelo Santilli A vereadora Juliana Damus (PP) se reuniu na manhã dessa terça-feira, dia 18, com o secretário...
Juliana Damus comemora Unidade Móvel do DAAE
Por Elaíse Silva A Unidade Móvel de Atendimento ao Público, do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE), foi...
Juliana Damus articula criação de lei para licença de servidoras que sofreram perda gestacional
Considerando a dor das mulheres que perdem um filho ao longo da gestação, a vereadora Juliana Damus...

Pin It on Pinterest