Trecho da matéria veiculada no Jornal Tribuna Impressa no dia 18 de maio de 2008.
Araraquara, 18 de maio de 2008 – Indicação é um dos recursos que podem ser utilizados pelo vereador para fazer chegar ao Executivo a vontade da população.
Os vereadores de Araraquara enviaram 948 indicações ao prefeito Edinho Silva (PT) nos últimos 12 meses, solicitando intervenções na cidade que vão desde a troca de lâmpadas em postes de iluminação pública até a concretização de programas ambientais. Campeã disparada em número de indicações, a vereadora Juliana Damus (PP) é responsável por 405 pedidos ao prefeito neste período. De acordo com a vereadora, a grande quantidade de propostas mostra a confiança da população em seu trabalho e a continuidade de uma tradição familiar. “Meu pai [vereador Elias Damus, falecido em 1999] enviava muitos pedidos também. Depois que ele faleceu, mesmo eu ainda não sendo vereadora, as pessoas ligavam em casa para fazer solicitações a mim e à minha mãe”, conta Juliana.
Eleita para seu primeiro mandato em 2000, Juliana diz que algumas indicações enviadas por ela ao prefeito em 2003 ainda não foram atendidas, apesar de os pedidos terem sido reforçados nos anos seguintes. “São pedidos de construção de canaletas para escoamento de água ou instalação de iluminação pública, por exemplo. Quando alguns vereadores dizem que estão aguardando resposta há um mês, eu até dou risada”, diz a vereadora.
Assim como o projeto de lei, o parecer e o requerimento, a indicação é um dos recursos que podem ser utilizados pelo vereador para fazer chegar ao Executivo a vontade da população. De acordo com o regimento interno da Câmara, aprovado em dezembro de 2003, indicação é a “proposição dirigida à autoridade competente sugerindo providências de interesse público que estão fora da alçada de competência da edilidade”.