Início | Cuidados com a Cidade | Daae responde indicação sobre campanhas educativas para podas de árvores

Daae responde indicação sobre campanhas educativas para podas de árvores

21/08/2020 | Cuidados com a Cidade

Autarquia se manifestou após indicação da vereadora Juliana Damus

Após receber diversas demandas no gabinete em relação à poda de árvores no município, a vereadora Juliana Damus fez a Indicação nº 2.317/2020, ao prefeito Edinho Silva (PT), para que fosse promovida uma campanha de orientação, bem como capacitação dos munícipes, acerca da forma correta de poda das árvores e jardinagem.

Para a parlamentar, a prática de poda de árvores sem solicitação ao Executivo decorre muitas vezes da falta de conhecimento da legislação, além da morosidade da execução por parte do poder público. Juliana lembrava ainda, no documento, que muitos munícipes utilizam profissionalmente o serviço de poda de árvore como sua principal fonte de subsistência, e que é de suma importância a correta orientação sobre como realizar o serviço, para que não cause danos ao meio ambiente.

Manifestação do Daae

O pedido chegou ao superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Donizete Simioni, que, por meio de Ofício, informou que a Diretoria de Gestão Ambiental da autarquia é responsável pela arborização urbana no município de Araraquara e tem realizado diversas ações, inclusive campanhas educativas em atendimento às legislações municipal (Lei Complementar nº 14/1996) e estadual (Resolução nº SMA 33/2018 – estabelece procedimentos operacionais e os parâmetros de avaliação da Qualificação para a Certificação e Certificação no âmbito do Programa Município VerdeAzul).

Segundo o superintendente, entre as ações estão publicação e distribuição do folder “Quer um motivo para abraçar esta causa? Respire Fundo”, e publicação e distribuição da cartilha “Arborização Urbana de Araraquara”. “Os materiais possuem informações importantes sobre o manejo correto de árvores, desde o plantio, poda correta ou necessidade de supressão, além de divulgação da legislação vigente”, diz no documento.

Ainda de acordo com Simioni, em 2020, as ações formativas ficaram restritas, em decorrência das medidas de vigilância em saúde por conta da pandemia (Covid-19), sendo que foram realizadas três capacitações com grupos de cinco a oito participantes. “Apesar do momento, já foram distribuídos aproximadamente 2 mil exemplares de cada publicação. A distribuição do material tem sido uma das ações continuadas da Gerência de Educação Ambiental do Daae, além da divulgação do material no site do Daae. A Diretoria de Gestão Ambiental tem em seu quadro estrutural gerências conectadas no manejo, monitoramento, fiscalização e educação ambiental no que tange à temática e à gestão da arborização urbana no município de Araraquara.”

O superintendente finaliza lembrando que atualmente o Daae tem contrato com empresa especializada para execução de serviços de podas, corte, escarificação, supressão e plantio de mudas, sem custos aos munícipes, sendo que qualquer intervenção só é realizada após emissão de laudo de vistoria por profissional qualificado. “Nenhuma supressão arbórea na cidade é realizada sem autorização da Diretoria de Gestão Ambiental do Daae ou da Cetesb, quando for o caso.”

Texto: Imprensa da Câmara

Veja outros artigos

Trânsito soluciona problemas apontados por Juliana Damus
Para atender às reivindicações de moradores, comerciantes e pedestres de três pontos críticos da cidade, a vereadora...
Juliana Damus se reúne com estudantes da Unesp para discutir projeto “Boa Praça”
No Plenário da Câmara Municipal, a vereadora se encontrou com alunos do curso de Administração Pública da Unesp e a...
Juliana pede melhorias no trânsito do São José e da Vila Furlan
Por Laís Françoso A vereadora Juliana Andrião Damus (PP) visitou nesta terça-feira, 06, a pedido de moradores, dois...
Juliana Damus ouve reivindicações de moradores do Jardim Primavera
Por Laís Françoso / Kiko Camargo A vereadora Juliana Damus (PP) esteve na última sexta-feira, 06, no Jardim Primavera,...
Moradores do CECAP pedem diversar melhorias no bairro
Os moradores do Cecap também solicitaram a presença da vereadora Juliana Damus, que através de indicação solicitou...
Reserva de área para o trânsito de pedestres que frequentam o Mercado Municipal
A pedido dos comerciantes e das pessoas que freqüentam o Mercado Municipal, a vereadora Juliana Damus solicitou...
Juliana defende união contra falta de segurança no Jardim Tangará
Por Luís Fernando Laranjeiras A vereadora Juliana Damus (PP) participou de reunião do Conselho Comunitário de...
Juliana quer recuperação das Fontes Luminosas das praças da cidade
Por Gabriela Pontieri A vereadora Juliana Andrião Damus (PP) encaminhou indicação ao prefeito...
Revitalização da Praça do São José será entregue no sábado à noite
Nova iluminação, novos bancos e playground transformaram a praça em local de recreio A...
Pedido de melhorias no Jardim Tamoio
A pedido dos moradores do Jardim Tamoio, Juliana Damus visitou o bairro e "viu de perto" alguns problemas...

Pin It on Pinterest