Por Luís Fernando Laranjeiras
A vereadora Juliana Damus (PP) participou de reunião do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), na noite de 18 de janeiro, no salão da igreja Nossa Senhora da Conceição, no Jardim Tangará, para discutir questões de segurança de bairro. Ela defendeu a união da comunidade para combater o problema.
Moradores reclamam de atos de vandalismo e uso de entorpecentes na Praça Elias Damus. “É preciso que todos se unam para defender o bairro e a comunidade. A união dos moradores irá melhorar a relação entre vizinhos e poderá contribuir para diminuir os problemas de segurança”, afirmou.
De acordo com ela, é importante que a população ajude na atuação da Guarda Municipal e das polícias Civil e Militar. “É claro que os moradores têm que reclamar e cobrar atitudes e providências das autoridades, mas eles também precisam ajudar com atos diários em defesa da comunidade”, disse.
Convidados pela vereadora, a reunião contou com as presenças de Carlos Henrique de Abreu, presidente do Conseg; dos secretários Eli Schiavi, da Segurança Pública, e José Carlos Porsani, da Assistência e Desenvolvimento Social; Marco Aurélio Barboza, delegado do 3 Distrito Policial; tenente Richard, da Polícia Militar; Edson Alves, coordenador da Defesa Civil; e, do vereador Elias Chediek Neto (PMDB).
Conselho
Os Consegs são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.
Cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança.
As reuniões ordinárias de cada Conselho são mensais, realizadas normalmente no período noturno, em imóveis de uso comunitário, segundo uma agenda definida por período anual.