Por Elaíse Silva
Em reunião com moradores e comerciantes da Rua Henrique Lupo, na manhã de quarta-feira, 1 de fevereiro, a vereadora Juliana Damus (PP) e o secretário de Trânsito e Transportes, Cid Monteiro de Barros, apresentaram o projeto de melhorias da via.
Em novembro do ano passado, após diversas reivindicações, a vereadora e o secretário se comprometeram em estudar e elaborar projeto. Na época, moradores e empresários, alegaram que há anos sofrem com o grande número de veículos que trafegam pelos dois sentidos da via, além do excesso de velocidade e desrespeito à sinalização, causando muitos acidentes.
O projeto prevê a instalação de dois conjuntos semafóricos na via. Assim, a velocidade será reduzida e os motoristas, obrigatoriamente, terão que parar. De acordo com o secretário, “com esta medida, visamos mais segurança, ao mesmo tempo em que a velocidade será reduzida sem prejudicar a mão de ida, nem a de volta”. Mas, Barros alerta que “vamos precisar da colaboração de todos”.
A princípio, o pedido dos moradores era para que a via se tornasse de mão única, além da implantação de lombadas para redução da velocidade, porém, o projeto agradou. “O fluxo de carros só é maior pela facilidade de acesso que esta rua proporciona. Com a implantação do semáforo, muitos irão desviar para outros caminhos”, afirma a vereadora.
Segundo Juliana, “está medida passará por um período de testes, onde serão analisados os resultados obtidos, mas já será de grande ajuda para diminuir os riscos que todos deste local enfrentam”. Para realização do projeto, a Secretária de Trânsito irá contar com a colaboração financeira tanto de moradores, como de empresários. Haverá mais uma reunião e após compra dos equipamentos necessários o prazo para instalação é de no máximo 10 dias.