Início | Contra o Cerol | Campanha Municipal busca abolir o uso do cerol

Campanha Municipal busca abolir o uso do cerol

12/07/2013 | Contra o Cerol

Por Kiko Luiz

A vereadora Juliana Damus (PP) após participar do ato público organizado pelo 100 Moto Clube Araraquara, Místicos do Asfalto MC., Águias de Cristo MC. e Gaditas MC., que antecedeu a motociata em protesto contra o uso do Cerol em pipas que acabam por sacrificar a vida de motociclistas, no sábado, 06, está agendando reunião envolvendo motociclistas, Guarda Municipal e Prefeitura na busca de uma forma de conter o uso desta verdadeira arma assassina.

“De cada 100 casos graves de acidentes envolvendo motociclistas e linhas de pipas contendo Cerol, 70 acabam em morte”, cita um motociclista, lembrando que o Cerol é o nome atribuído a uma mistura de cola e vidro moído ou limalha de ferro aplicado em linhas de papagaio tornando-a fortemente cortante, provocando a morte, quando atingidos, de motociclistas, ciclistas e até aves.

Com as férias aumentam os números de acidentes envolvendo motociclistas que são atingidos por linhas de pipas contendo Cerol, notadamente empinados por adolescentes. Embora a venda de Cerol seja controlada, em Araraquara são vários os casos envolvendo menores, seus pais, Cerol e motociclistas.

Lei Complementar da Vereadora Juliana Damus de 5 de agosto de 2005 em seu Artigo 1º “Ficam proibidos no Município de Araraquara o uso, a industrialização, a comercialização, o armazenamento, o transporte e a distribuição de Cerol ou de qualquer material similar com a finalidade de ser usado em linhas ou fios para serem utilizados em pipas, papagaios ou pandorgas”.

A Lei Complementar foi regulamentada pelo então prefeito Edinho Silva (PT) que estabeleceu multa no valor de  cinco UFM – Unidade Fiscal do Município a constatar o uso do cortante em linhas de pipas, cabendo a fiscalização a Guarda Municipal e fiscais de postura.

A Guarda Municipal araraquarense vem realizando seguidas campanhas nas escolas atendendo ao que disciplina a Lei de autoria da vereadora Juliana Damus. A vereadora também, em conjunto com a Polícia Militar, sequencia as visitas às unidades de ensino, buscando a meta de levar ao conhecimento de todos aquilo que estabelece a Lei e conscientizar sobre os perigos produzidos pelo uso do Cerol, que além de ferir com gravidade e até matar seres humanos e pássaros, danifica os fios da Companhia Paulista de Força e Luz.

Não satisfeitos com o uso do Cerol de vidro moído, empinadores passaram agora a usar o pó de ferro, muito pior que o anterior, mostra da necessidade de uma tomada de providências. Por esta razão a vereadora Juliana Damus quer de imediato agendar a reunião para buscar uma forma de conter esta ação no mínimo criminosa.

Veja outros artigos

Juliana Damus mobiliza encontro para acertar detalhes da campanha contra o cerol
Mais um passo foi dado para o lançamento oficial da campanha de conscientização contra o uso e comercialização do...
Alunos da Emef Waldemar Saffiotti participam de programa educativo contra o cerol
Por: Paula Cardoso “Cerol, ‘desbique’ essa ideia”, pediu o eletricista de linha viva, Osvaldo...
Campanha Contra o Uso de Cerol na Escola Estadual Prof Luiza Rolfsen Petrilli
No período de férias escolares, Juliana Damus e a Guarda Municipal realizaram a Campanha Contra o Uso do Cerol na...
Juliana Damus e instituições realizam palestras com crianças e adolescentes sobre os riscos do cerol
Por: Paula Cardoso “Eu gosto de soltar pipa com cerol. Acho que todo mundo gosta, pois é uma forma...
Campanha contra uso do cerol é lançada em escola municipal
A vereadora Juliana Damus representou a Câmara no evento Conscientizar os jovens sobre os perigos do uso de linhas...
Campanha e lei contra o cerol foram temas de reunião da vereadora Juliana
Por Laís Françoso A vereadora Juliana Andrião Damus (PP) organizou uma reunião com os principais órgãos envolvidos na...
Empinar pipas sem cerol é diversão garantida
Por Chico de Assis Não são raras as notícias de acidentes envolvendo pipas empinadas em linhas com cerol. Considerada...
Juliana Damus organiza campanha de orientação e conscientização sobre o uso de cerol
Por: Paula Cardoso e Fernando Stivaletti Uma perigosa mistura de caco de vidro moído aplicados em linhas de...
Juliana questiona declaração do Comandante da Guarda Municipal
Por José Conde Sobrinho O uso indevido do cerol, fato que continua sendo veiculado pela imprensa local com a...
Campanha Contra o Uso de Cerol na EMEF Prof. Henrique Scabello
No período de férias escolares, Juliana Damus e a Guarda Municipal realizaram a Campanha Contra o Uso do Cerol na EMEF...

Pin It on Pinterest