Por Chico de Assis
A vereadora Juliana Andrião Damus (PP) apresentou ao prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), uma proposta de implantação de um programa para que praças da cidade tenham parte de seus cuidados sendo realizados por moradores próximos, e que sejam idosos. A Prefeitura entregaria a cada cuidador um kit de trabalho, com ferramentas de jardinagem, além de um equipamento de proteção individual.
Acompanhada da Coordenadora do Centro de Referência do Idoso de Araraquara, Teca Carmagnani, Juliana argumento para o chefe do Executivo, que o programa valoriza o idoso, melhorando a auto-estima de pessoas que gostariam de cuidar das praças, aproxima a comunidade deixando todos mais responsáveis pelo espaço, transformando-se em um trabalho colaborativo.
O programa já existe com 44 pessoas cuidando das praças na cidade de Matão, onde a vereadora buscou o modelo apresentado à Barbieri, que se interessou mostrando desejo em implantá-lo na cidade, tanto que já enviou a documentação para estudos da formatação jurídica que o torne possível de ser executado. Um dos itens já definidos é que a seleção ocorreria inicialmente por critérios socioeconômicos, e que o cuidador precisaria ter 60 anos ou mais.
O programa tem argumentos positivos, segundo Juliana, e pode trazer uma série de benefícios. “Não tenho dúvidas quanto a isso. Ter um morador próximo cuidando envolverá mais a comunidade com a Praça, além de ter uma pessoa praticamente todos os dias trabalhando na varrição, canteiros e manutenção do lugar. Os serviços maiores de poda continuariam a ser executas da mesma forma como ocorre hoje”, pondera a vereadora. Nos próximos dias o Prefeito receberá o parecer do setor jurídico, e então poderá criar o programa na cidade.