A vereadora Juliana Damus (PP) recebeu na tarde da quarta feira (30), em seu gabinete, representantes da Cooperativa Acácia de Catadores de Coleta, Triagem e Beneficiamento de Materiais Recicláveis que trouxeram diversas reivindicações formuladas por cooperadas apontando as necessidades e problemas que elas enfrentam em seu dia a dia.
Entre os pedidos está a pavimentação do acesso à cooperativa (na Avenida Gervásio Brito Francisco, continuação da Avenida Albert Einstein), a extensão da rede pública de iluminação e do transporte coletivo, entrega de novos uniformes, fiscalização nos pontos de coleta e segurança.
Segundo a presidente da Acácia, Helena Francisco da Silva, a entidade possui um total de 169 catadores, destes 85% são mulheres, sendo que 60% arrimos de família. “São elas que sofrem as maiores dificuldades. Muitas já foram roubadas a caminho do trabalho por falta de segurança. Além disso, há falta de estrutura, como a iluminação e pavimentação, há dificuldade de locomoção, como um transporte público que passe próximo à associação, já que a linha de ônibus mais perto fica há mais de 3km da Usina”, disse.
A vereadora parabenizou as cooperadas pelo trabalho desenvolvido. “A força que vocês possuem para desenvolver o trabalho do dia a dia, que é árduo, é contagiante e um exemplo para muitos. É triste saber que muitas vezes, infelizmente, este trabalho não é reconhecido”, frisou.
Juliana fará o encaminhamento das demandas. “Na Câmara temos a Procuradoria das Mulheres e podemos colocar as reivindicações em pauta. Mas, também vou levar os pedidos ao Executivo e ver de que forma conseguimos ajudar a Associação”, finalizou.
Também participaram da reunião, as cooperadas da Acácia Marta Joaquim e Regiane de Fátima Lopes.
Texto: Paula Cardoso