Início | Cuidados com a Cidade | Juliana quer passarela sobre os trilhos de Bueno de Andrada

Juliana quer passarela sobre os trilhos de Bueno de Andrada

13/07/2009 | Cuidados com a Cidade

Por Hamilton G. P. Mendes

 Visando proporcionar maior segurança aos moradores do distrito de Bueno de Andrada, que é literalmente cortado ao meio pelos trilhos explorados pela América Latina Logística (ALL), a vereadora Juliana Damus (PP), encaminhou uma indicação ao prefeito municipal, Marcelo Barbieri (PMDB), onde sustenta a necessidade de a Prefeitura iniciar tratativas com a empresa concessionária a fim de que seja construída uma passarela sobre a ferrovia.


De acordo com o documento, as próprias características do distrito já justificam a construção passagem, visto que aquela localidade possui um traço marcante, que é a localização de residências e estabelecimentos comerciais de um lado da via férrea, enquanto que de outro estão a estação, a igreja, posto de saúde, a escola e outras moradias, o que obriga aos moradores cruzar constantemente, e a pé, os trilhos.

Outro problema apontado pela vereadora é que as composições da ALL invariavelmente utilizam o distrito como ‘parada’, e isso, por tempo demasiado. “Com os trens parados a população de Bueno de Andrada é muito prejudicada, porque simplesmente não existem passagens subterrâneas ou passarelas naquela localidade e as pessoas ficam impossibilitadas de atravessar para o outro lado. Isso, sem contar a grande possibilidade de acontecer um acidente com vítimas fatais, especialmente porque existem muitas crianças nas proximidades da linha”, explica Juliana.

Inaugurada em 2 de outubro de 1898 com o nome de Itaquerê, a estação de Bueno de Andrada, foi ponta de linha do primeiro trecho da Estrada de Ferro da Araraquarense (EFA). Depois do período áureo das ferrovias, a estação passou por maus momentos nas mãos da então Fepasa, nos anos 80, chegando a ficar abandonada por um bom tempo.
Vencido o longo período de abandono, o prédio passou por reformas, e hoje abriga a subprefeitura do Distrito, além de um cartório de registros. Com a concessão da malha férrea que passa por Araraquara entregue a ALL, o tráfego de trens aumentou bastante na localidade, gerando problemas aos moradores de Bueno e exigindo providências por parte das autoridades de Araraquara.

Juliana Damus pede implantação de programa de Terapia Assistida por Animais
08/09/2009 – 00:00 |Por Maria Luiza Rosato / Chico de Assis
A Lei nº. 7.853, de 24/10/1989 dispõe sobre o apoio as pessoas com deficiência física para a sua integração social, que em seu artigo nº. 1 define: “Ficam expressamente estabelecidas as normas gerais que asseguram o pleno exercício dos direitos individuais e sociais das pessoas portadoras de deficiência e sua efetiva integração social, nos termos desta Lei”.

A vereadora Juliana Andrião Damus (PP) fez um pedido por ofício ao prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), para que ele possa sentir a necessidade de implantação da TAA – Terapia Assistida por Animais em nosso município, com a utilização de cães para atendimento, principalmente de pessoas portadoras de necessidades especiais, de idosos e crianças vitimas de doenças graves.

Cabe ao Poder Público e seus órgãos garantir a todas as pessoas portadoras de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos como educação, saúde, trabalho, lazer, providência social, amparo à infância, maternidade entre outros que são decorrentes da Constituição e das Leis que propiciam o bem estar social, pessoal e econômico de cada indivíduo.

A terapia TAA designa toda a intervenção terapêutica onde haja recursos com animais, com vista à recuperação física ou psicológica de crianças e adultos. A sua grande importância é melhorar o desenvolvimento físico, emocional, afetivo, cognitivo e comportamental dos idosos.

É considerado que a origem da Terapia Assistidas por Animais, remonta a Inglaterra onde, no final do século XVIII, foi aplicada numa instituição, no âmbito do tratamento de doentes mentais que ali estavam internados.

É reconhecido que uma das formas de apoio às essas pessoas é através desta terapia que consiste em praticas de critérios específicos onde o animal é a principal ferramenta para o tratamento, motivando a promoção da melhora social, emocional, física ou cognitiva de pacientes humanos.

“Foi comprovado que a Terapia Assistida por Animais beneficia não somente as pessoas portadoras de necessidades especiais em diversas áreas como na visão, audição, no emocional e no mental, mas também crianças, adultos e idosos que tenham problemas de aprendizado, com dificuldades sociais, econômicos e com problemas de comportamento”, afirma a vereadora.

Os animais utilizados pela terapia podem ser cães abandonados e a adoção dessa prática amenizará completamente este problema de difícil solução para o Poder Público.

“Não podemos deixar a idéia de lado, devido a sua grande necessidade na cidade e também para que as pessoas portadoras de deficiência possam ter uma rotina normal no seu dia a dia e sem preconceito”, finaliza Juliana Damus.

Veja outros artigos

Construção de ciclovia ou ciclofaixa na estrada de Bueno de Andrada
O tráfego intenso, que é registrado na estrada que liga Araraquara a Bueno de Andrada (ARA-080), vem se constituindo...
Juliana consegue ponto de ônibus na Praça da Gruta
Por Andreza Palanca A vereadora Juliana Damus (PP) comunicou aos moradores do Jardim Vitória, na tarde de...
Moradores do Jardim Santa Lúcia sofrem com mau cheiro e ruas mal projetadas
Vereadora Juliana Damus acompanhará solução dos problemas. Se, ao tentar chegar à esquina da Rua Castro Alves com a...
Juliana Damus e Secretária de Desenvolvimento Urbano discutem demandas da população
Juliana Damus e Secretária de Desenvolvimento Urbano discutem demandas da população A vereadora Juliana Damus (PP)...
Melhorias na zeladoria da cidade são reivindicadas por munícipes
A vereadora Juliana Damus visitou três bairros da cidade Durante a tarde da terça-feira (17), a vereadora Juliana...
Juliana Damus mobiliza equipe da Prefeitura para propor soluções no trânsito
Reforço na sinalização, implantação de redutores de velocidade e mudança de sentido de via. Estas foram as principais...
Daae responde indicação sobre campanhas educativas para podas de árvores
Autarquia se manifestou após indicação da vereadora Juliana Damus Após receber diversas demandas no gabinete em...
Vereadora encaminha demanda do Recanto dos Nobres
Por Hamilton G. P. Mendes O prefeito Marcelo Barbieri esteve no Bairro Recanto dos Nobres nessa quinta-feira,...
Projeto ‘Boa Praça’ volta a ser discutido em reunião no Daae
A vereadora Juliana Damus levou a ideia ao superintendente da autarquia Desde 2008, a vereadora Juliana Damus...
Frequentadores do Parque do Botânico pedem quiosque e aparelhos de ginástica
Por Chico de Assis A vice-presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereadora Juliana Damus (PP) esteve nesta...

Pin It on Pinterest