Por Chico de Assis
O bairro de São José é um dos mais antigos da cidade, e suas casas e sua gente abrigam as memórias bucólicas de tempos muito distantes, quando morar na região se assemelhava ainda com a vida no campo. É uma história que se confunde com a própria formação da cidade de Araraquara.
No bairro ainda existem resquícios do tempo da escravidão abolida em 1888. Algumas pouquíssimas pequenas casas têm mais de 100 anos de construção e serviram de moradia a escravos. Só não há vestígios dos cafezais que aos poucos foram deixando a área para a expansão do bairro.
Hoje, mesmo preservando suas mais tradicionais raízes o bairro vive outra dinâmica tendo na sua região a rodoviária da cidade, uma universidade, a principal entrada do município, comércio de carros e empresas de vários segmentos do comércio. Mas, a grande vocação ainda é ter características de bairro residencial. Há até um astrônomo morando no bairro construindo lá telescópios para serem vendidos no mundo todo.
O local mais tradicional e conservador do bairro, ponto de encontro das famílias principalmente aos sábados às 18 horas, é a Igreja da Paróquia de São José. E em torno dela está a Praça, localizada atrás da igreja e que mantém seu desenho original, mas uma estrutura já muito desgastada pela ação do tempo.
A comissão de serviços da Paróquia anunciou recentemente para a comunidade que a igreja vai passar por reformas de recuperação, com uma pequena ampliação do Presbítero e a construção da Capela do Santíssimo. Mas não há recursos para a reforma da praça, que pertence ao poder público.
Recentemente a vereadora Juliana Andrião Damus (PP) foi procurada pela comunidade, que reivindicou que a vereadora intermediasse junto à prefeitura um pedido de reforma da praça. Juliana conversou com o Prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) que concordou com a necessidade da reforma. A vereadora foi mais além e conseguiu recursos financeiros para esta reforma através de emenda no parlamento federal.
Com a garantia do investimento financeiro, Juliana Damus esteve reunida nesta semana com o Prefeito Marcelo, o Secretário de Obras e Serviços Valter Rozatto, o Pároco Padre Luiz Antenor e representantes da comunidade. A reunião aconteceu na própria praça da igreja, onde foi visto no local o que será necessário ser realizado, para depois elaborar um projeto oficial para o recebimento dos recursos financeiros, que já estão garantidos na emenda parlamentar.
Foi avaliado que será necessário o rebaixamento dos postes de iluminação para que as lâmpadas fiquem abaixo das copas das árvores, serão retirados os antigos bancos que estão desalinhados e alguns quebrados sendo substituídos por outros com encosto, será implantado um pequeno playground, serão substituídas as guias dos canteiros que estão desgastadas e quebradas em alguns pontos, serão reformadas ou substituídas às mesas de jogos, e será feito ainda um estudo pela Coordenadoria de Trânsito e Transportes para ampliação dos estacionamentos, já que muitos dos freqüentadores são idosos e têm alguma dificuldade de locomoção, utilizando o carro para se dirigir à missa.
A vereadora Juliana Damus vê uma grande possibilidade das reformas terem um início rápido, já que os recursos já estão liberados. “Vai ser muito significativo para os moradores da região a recuperação desta praça. É uma comunidade que tem cidadãos que contribuíram muito com a história da cidade com sua força de trabalho. Estou segura que o resultado da reforma será excelente”, concluiu Juliana.