Início | Cuidados com a Cidade | Projeto ‘Boa Praça’ volta a ser discutido em reunião no Daae

Projeto ‘Boa Praça’ volta a ser discutido em reunião no Daae

28/06/2018 | Cuidados com a Cidade

A vereadora Juliana Damus levou a ideia ao superintendente da autarquia

Desde 2008, a vereadora Juliana Damus (Progressistas) vem discutindo o projeto “Boa Praça”. Em 2016, a parlamentar foi procurada por estudantes de Administração Pública da Unesp para colaborar. Os principais objetivos da proposta são a reinserção dos idosos na comunidade, a elevação da autoestima e, consequentemente, a conservação de espaços públicos da cidade. No ano passado, ela levou a ideia ao superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) na época, que ficou de estudar a sugestão, mas nada aconteceu.

Buscando um avanço para o projeto, a parlamentar conversou na manhã da quarta-feira (27) com o atual superintendente da autarquia, Marcos Isidoro. Também participou da reunião o diretor administrativo-financeiro do Departamento, Ademir de Souza.

Souza lembrou o sucesso do projeto implantado em 2007 na cidade de Matão, que envolveu 60 idosos e 20 praças, mas que acabou abandonado pela atual administração do referido município. “As pessoas respeitam mais os idosos, e, para eles, é uma forma de complemento salarial.”

Isidoro garantiu que dará uma atenção à ideia. “Vamos estudar e ver como poderá ser implantado na cidade”, disse.

Juliana explicou que poderia ser feito um projeto piloto. “Começaríamos com umas 10 praças, pelo menos, para dar um andamento à proposta que promoveria uma inserção social entre os idosos envolvidos e também auxiliaria a Prefeitura e a autarquia, que é a responsável pela manutenção das praças. Já temos uma Ong que poderá atuar na realização do projeto.”

Critérios

Entre os requisitos para o ingresso no Programa estão: idade igual ou superior a 60 anos; residência próximo à praça onde serão desenvolvidas as atividades; e renda mensal inferior a três salários mínimos.

Desconto na conta de água

Juliana também aproveitou o encontro para levar a ideia de desconto na conta de água para quem está em tratamento contra o câncer, assim como já acontece com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

A isenção poderia ser parcial ou total, dependendo do tamanho do imóvel. O benefício seria para a residência onde o dono ou um membro da família estivesse em tratamento contra a doença. A renovação seria feita anualmente, com comprovação de continuidade do tratamento. “Entendo que esse projeto ajudaria a melhorar a qualidade de vida, já que são muitos gastos envolvidos no tratamento”, argumentou a vereadora.

O superintendente afirmou que também analisará a questão, até para poder verificar se outras doenças poderiam ser incluídas.

Texto e foto: Imprensa da Câmara

Veja outros artigos

Melhorias em área de lazer e pavimentação asfáltica são alvos de indicações
Pedidos foram encaminhados pela vereadora Juliana Damus Na tarde de quinta-feira (17), a vereadora Juliana Damus...
Poda de árvores na Av. Espanha
A vereadora Juliana Damus encaminhou a Prefeitura Municipal várias indicações solicitando poda e...
Juliana Damus e secretária de Desenvolvimento Urbano discutem demandas da cidade
                                ...
Construção de velório no Cemitério das Cruzes
A vereadora encaminhou indicação ao prefeito solicitando que seja estudada a possibilidade de...
Moradores e comerciantes da Rua Henrique Lupo pedem medidas para diminuir número de acidentes
Por Chico de Assis Vereadora Juliana Damus participou de reunião em busca de solução para os problemas Com o...
Limpeza na área que era ocupada pela Cargil
Sempre preocupada com a segurança da população, a vereadora solicitou, através de...
Via expressa recebe melhorias de iluminação no trecho próximo ao TCI
Por Paula Cardoso Os motoristas que costumam trafegar na Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, embaixo do...
Informações sobre a pavimentação asfáltica no V e no VIII Distrito Industrial
A vereadora Juliana Damus encaminhou requerimento ao prefeito Edinho Silva (PT) solicitando informações sobre a...
Juliana destina indicação ao bairro Jardim Padre Anchieta
Por Gabriela Pontieri A vereadora Juliana Andrião Damus (PP) solicitou por meio de indicação ao prefeito Edinho Silva...
Vereadoras entregam reivindicações das cooperadas da Acácia ao prefeito Edinho Silva
Vereadoras entregam reivindicações das cooperadas da Acácia ao prefeito Edinho Silva Na última semana do mês de...

Pin It on Pinterest