Por Gabriela Pontieri
Os vereadores Elias Chediek Neto (PMDB) e Juliana Andrião Damus (PP) receberam nesta segunda-feira, 16, na sala de reuniões da Câmara Municipal de Araraquara, uma araraquarense que descreveu aos parlamentares o fato que ocorreu no ano passado com seu marido, após esperar atendimento da rede pública de saúde, que o levou a óbito, e sobre seu empenho na busca de melhorias no sistema da cidade.
O objetivo do encontro foi o de avaliar junto à secretária de Saúde, Regina Barbieri, o coordenador do SAMU – Serviço de Atendimento Médico de Urgência, doutor Emerson e com o 3º sargento do Corpo de Bombeiros, Carlos André Perez Mazzei, quais são as dificuldades enfrentadas pelo pronto atendimento do SAMU e dos Bombeiros, na busca de soluções para minimizarem as dificuldades e agilizarem o sistema.
Uma das propostas sugeridas na reunião foi a de criar uma campanha para orientar a população sobre a importância de passar as informações corretas e mais precisas sobre o acidente na qual está solicitando o serviço. Já que, o sistema ocupa dois métodos de atendimento, o suporte básico, que consiste em mandar ao local uma equipe especializada, mas sem a presença do médico ou o suporte avançado, com a presença do médico em caso de urgência na ocorrência.
Outra idéia citada na reunião foi à união das centrais de atendimento emergencial dos Bombeiros e do SAMU, para evitar que quando acionados os dois sistemas se desloquem para o local do acidente.
Os vereadores também se comprometeram em estudar junto ao coordenador do SAMU, a possibilidade da criação de uma lei, obrigando bancos, supermercados entre outros estabelecimentos onde há acúmulo de pessoas, a manter equipamentos e pessoas especializadas em primeiros socorros, para atender vitimas de acidentes que ocorrerem no estabelecimento.
Chediek agradeceu aos presentes pelo espírito de cidadania e se dispôs a provocar uma nova reunião com os órgãos envolvido no atendimento de urgência e emergência, com objetivo de aprofundar os debates para aperfeiçoar os procedimentos de atendimento.
Juliana considerou o encontro muito produtivo, pois todos os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a real situação existente em relação aos problemas que afetam o pronto atendimento do SAMU e do Corpo de Bombeiros. “Agendamos essa reunião para expor ao novo governo situações que acontecendo no sistema e buscar alternativas para que isso não ocorra novamente. A partir das informações recebidas e das sugestões apresentadas, vamos fazer um trabalho em conjunto entre a Câmara Municipal, Secretaria de Saúde e Corpo de Bombeiros”, finalizou.