Início | Diversos | Juliana Damus consegue que projeto de capacete seja apresentado em Brasília

Juliana Damus consegue que projeto de capacete seja apresentado em Brasília

20/02/2009 | Diversos

Por Hamilton G. P. Mendes

Preocupada com a crescente onde de assaltos envolvendo motociclistas que vem ocorrendo em Araraquara, e em grande parte das cidades do País, a vereadora Juliana Damus (PP) contatou a deputada federal, Aline Corrêa (PP), e solicitou que a parlamentar apresentasse um projeto de lei na Câmara Federal, que obrigaria os motociclistas e seus acompanhantes a retirar o capacete ao entrar em estabelecimentos comerciais.

A idéia de Juliana, na verdade, era apresentar uma proposição na Câmara Municipal de Araraquara, possibilitando assim a criação de uma lei municipal regulando o tema. Ocorre que ao consultar o jurídico da Casa, a vereadora foi informada quanto à inconstitucionalidade da matéria, cuja jurisdição é de competência federal. “Trata-se de uma medida simples, mas que pode gerar resultados muito positivos no combate a violência, especialmente naquela que vem sendo praticada por motociclistas, que agem protegidos pelo anonimato que o capacete proporciona”, explicou Juliana.

A sugestão da vereadora araraquarense foi encaminhada à deputada por intermédio de oficio, que seguiu para Brasília no último dia 10 de fevereiro. Dias antes, ambas haviam conversado bastante sobre o assunto. Finalmente, no dia 17 de fevereiro, Aline Corrêa respondeu ao documento enviado pela vereadora araraquarense – através de um ofício expedido por seu gabinete, em Brasília -, agradecendo a sugestão e garantindo que já estava preparando o texto da matéria.

As boas notícias, no entanto, não pararam por aí, e nessa quinta-feira (19), a deputada voltou a contatar Juliana por telefone, desta vez, informando a parlamentar araraquarense que todo o processo de formatação da matéria já está pronto, e que sua assessoria prepara a documentação para ingressar com o projeto na Comissão de Transportes da Câmara Federal, onde ele deve ser aprovado, antes de chegar ao Plenário para votação. Caso passe também pelo crivo dos deputados o projeto se transformará em lei, e todos os motociclistas do País não poderão mais usar capacete quando estiverem parados.

O projeto determina ainda, dentre outros pontos, que motociclistas e caronas retirem o capacete ao entrar em locais como bancos, supermercados, estabelecimentos comerciais diversos e postos de gasolina, mesmo quando parados na bomba para abastecimento. Quem descumprir a lei – caso o projeto seja aprovado – pode ser detido. O objetivo é combater o crime, justamente, porque, as motos viraram o meio de transporte preferido dos assaltantes.

“Acredito que a iniciativa da vereadora, Juliana Damus, é muito feliz, porque essa lei vai facilitar as investigações da polícia judiciária naqueles delitos que são praticados por pessoas pilotando motos e colocando capacetes, escondendo o rosto para dificultar as investigações”, disse a deputada federal.

Juliana, por sua vez, acredita que a medida vai auxiliar na recuperação da imagem daquelas pessoas que ganham a vida trabalhando sobre duas rodas, como os moto taxistas, por exemplo. “A aprovação do projeto vai ajudar a acabar com a imagem ruim que a sociedade tem dos motociclistas, além de facilitar bastante a fiscalização por parte das autoridades policiais”, destacou.

Veja outros artigos

Juliana visita aula de Kendô no Estrela, espaço que ajudou a articular para atividade
Por Roberto Schiavon A vereadora Juliana Damus (PP) foi nesta semana assistir a uma aula de Kendô, milenar arte...
Vereadora mobiliza esforços para instalação de academias ao ar livre
Após ter suas emendas a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020 aprovadas para a...
Pessoas de baixa renda já têm o direito a isenção de taxas em concursos públicos
Por Paula Cardoso A isenção de taxas para inscrição em concursos públicos agora...
União de esforços deverá aliviar crise financeira da Creche do Carmo
Paula Cardoso Solicitação da vereadora Juliana Damus, que buscava alternativas para continuidade da instituição de...
Após reclamações, Juliana Damus cobra histórico de fardamento da Guarda Municipal
Texto: Cláudio Dias   Um fardamento deteriorado e até rasgado pelo excesso de uso e falta...
Regulamentação da ‘lei dos fogos’ é debatida na Prefeitura
A vereadora Juliana Damus se reuniu com o vice-prefeito e secretários municipais para discutir a questão Publicada na...
Banco de Lajes de Arenito da Formação Botucatu é instituído no município
Alteração na Lei nº 9.503, de autoria da vereadora Juliana Damus, propiciou a criação do banco Em 2019, foi aprovada a...
Publicação do “Teste da Orelhinha” em revista de fonoaudiologia
A Lei nº 5.850 de 03 de julho de 2002 de autoria da vereadora Juliana Damus que torna obrigatória a realização de...
Créditos para a causa animal, habitação, infraestrutura e saúde estão na LDO 2020
Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020 tem medidas propostas por Juliana Damus A Prefeitura Municipal publicou em...
Projeto indicado por Juliana Damus amplia benefício para as servidoras com perda gestacional
Mulheres que perdem seus filhos em algum estágio da gestação recebem menos compaixão do que uma mãe que perde o filho...

Pin It on Pinterest