Praticamente a metade dos brasileiros, 48%, usa internet. Os usuários das novas mídias ficam conectados, em média, 4h59 por dia durante a semana e 4h24 nos finais de semana, segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia 2015, encomendada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM) para compreender como o brasileiro se informa. E essa ferramenta é uma das mais utilizadas pelos moradores de Araraquara para descobrir onde e quando os eventos culturais serão realizados.
Mas, de acordo com a vereadora Juliana Damus (PP), além de sites privados, o município mantém em seu Portal institucional a ‘Agenda Cultural’ que acontece na cidade, mas restrita somente a eventos relacionados a Prefeitura Municipal. Por isso, ela enviou uma indicação sugerindo que a Prefeitura estude a possibilidade de disponibilizar outros eventos com cunho social na Agenda Cultural existente no seu portal.
“Atualmente, o site não abrange inaugurações, eventos beneficentes, shows gratuitos, exposições, entre outros com finalidade social, ou seja, sem fins lucrativos”, diz a parlamentar ressaltando a importância do entretenimento na vida das pessoas. “Acredito que muitos eventos não chegam ao público, por falta de divulgação.”
Para a parlamentar, como as informações não estão centralizadas em uma única plataforma virtual, os organizadores desconhecem a realização de eventos paralelos e programam atividades para uma mesma data. “Com essa divulgação pública, tanto os moradores quanto os meios de comunicação poderão fazer essa consulta dando opção ao público.”
Juliana Damus sugere agenda unificada de eventos em portal da Prefeitura
Texto: Claudio Dias