Início | Diversos | Juliana pede implementação de duas leis relativas à saúde ocular

Juliana pede implementação de duas leis relativas à saúde ocular

08/07/2011 | Diversos

Por Laís Françoso

A vereadora Juliana Andrião Damus (PP) enviou à Prefeitura pedido de implementação de duas leis de sua autoria. A primeira, aprovada em 2001, estabelece o Dia Municipal de Conscientização da Saúde Ocular. Outra, de 2002, determina a obrigatoriedade da Avaliação Oftalmológica (exame de vista) em todos os alunos da rede municipal de ensino, desde a pré-escola. O objetivo da parlamentar, com isso, é garantir à população informação suficiente para combater e, principalmente, prevenir doenças que afetam os olhos.

A escolha do dia em que seriam realizadas atividades referentes à conscientização ficou a critério do Poder Executivo. Até o momento, o evento não foi incluído no calendário do município. Quando em vigor, segundo a lei, estará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde esclarecer as pessoas sobre os cuidados necessários para uma visão perfeita. Poderá haver também a participação de outras instituições ligadas a essa especialidade médica, mediante distribuição de folhetos educativos, palestras e outros meios de comunicação.

“Esse importante instrumento de saúde pública fará com que as deficiências visuais mais comuns como a catarata, o glaucoma e aquelas ocasionadas por vício de refração – miopia, astigmatismo e hipermetropia – sejam diagnosticadas o quanto antes para que o tratamento possa ser eficaz”, conta Juliana.

Outra realidade que ainda não está sendo praticada oficialmente na cidade é o exame de vista em crianças, que tem por finalidade detectar problemas que estejam se manifestando em ambiente escolar. Tais avaliações deverão ser agendadas pela direção de cada escola, juntamente a Secretaria da Saúde, que deverá disponibilizar o Posto de Saúde mais próximo da escola para o atendimento. Por parte da Secretaria também caberá a disponibilização do comprovante de realização do exame, que deverá ser anexo a documentação escolar do estudante e entregue aos pais.

Juliana espera que seja dada especial atenção a esse pedido de regulamentação das leis relativas à saúde ocular, não só de crianças como de adultos e idosos. “Vemos nos noticiários que Araraquara realiza uma série de cirurgias por ano e que esse número sempre cresce. É de extrema importância colocar na cabeça das pessoas que a melhor forma de ‘tratamento’ é a conscientização”, afirma a vereadora.

Veja outros artigos

Implementação de LED nos semáforos existentes
A vereadora Juliana Damus apresentou emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias e incluiu no Plano Plurianual a troca de...
Colocação de placas “Como estou dirigindo?” em transporte público
Sempre preocupada em beneficiar a população Araraquarense, a vereadora solicitou através de...
Juliana Damus apresenta projeto “Cãoterapia” à secretária da saúde.
Dando continuidade às suas pautas voltadas para o tratamento de pessoas com deficiências mentais, a vereadora Juliana...
Vereadores e empresários visitam instalações da Randon Implementos
A sede da Randon S.A. Implementos e Participações de Araraquara abriu suas portas para vereadores e empresários da...
Juliana Damus propõe a extinção do uso de logomarcas de Governos
Por Claudio Dias A cada novo mandato quem assume o Executivo costuma alterar as cores dos prédios públicos, além de...
Presidente da Comissão de Ordem Social, Juliana quer implementar Parlamento Jovem
Por Hamilton G. P. Mendes A Comissão Permanente de Ordem Social, Transporte, Habitação e Meio...
Vereadora Juliana Damus visita a Oficina das Meninas espaço de transformação da menina em mulher
Por Kiko Luiz Fruto do sonho de Adélia Privato, que pesquisou a melhor forma de construir um espaço de transformação...
Secretária da Saúde explica demora no atendimento a pacientes com câncer
Informação foi dada em agenda intermediada pela vereadora Juliana Damus Em reunião com o prefeito...
Juliana Damus sugere projeto para prevenção de acidentes nas escolas
Com o objetivo de prevenir acidentes, a vereadora Juliana Damus (PP) fez uma indicação ao prefeito Edinho Silva (PT)...
Candidatos inscritos no CadÚnico poderão obter declaração de isenção para concursos públicos via Internet
Candidatos inscritos no CadÚnico poderão obter declaração de isenção para concursos públicos via Internet Boa notícia...

Pin It on Pinterest