Por Hamilton G. P. Mendes
A vereadora Juliana Damus (PP) está encaminhando uma indicação ao prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), onde solicita atenção especial por parte do Executivo, para algumas questões especificas que envolvem o atendimento as pessoas com problemas auditivos na cidade.
No texto do documento a vereadora lembra que muitas dessas pessoas estão há anos estão na fila de espera para adquirir prótese auditiva; e que o grande número de pacientes aguardando o aparelho, decorre da não liberação, por parte do governo anterior, de verbas para a compra dos aparelhos. “Tal situação é responsável pelo sério problema vivido por essas pessoas, o que vai de encontro aos preceitos estipulados pelas portarias que regulamentam a atenção à saúde auditiva”, ressalta a vereadora.
Ela afirma também, que a perda auditiva pode levar o indivíduo ao isolamento e à depressão, o que muda completamente depois que ele passa a utilizar a prótese, que lhe assegura a diminuição das dificuldades auditivas, reduzindo as conseqüências psicossociais geradas pela deficiência.
Falando ontem sobre o assunto, Juliana, que acompanha o problema há anos, destacou o fato de que o governo anterior havia destinado verba no valor de R$ 50.000,00, destinada a aquisição de próteses auditivas, valor que a atual administração manteve.
“Como a verba já está programada na peça orçamentária, penso que a antecipação dessa liberação contribuiria para eliminar a fila de espera existente. Por isso, estou pedindo ao prefeito que ele entre em entendimentos com o departamento competente, e viabilize o aumento de verba destinada a esse programa. Ou, mesmo, autorize a antecipação dos recursos, que já estão previstos, criando assim plenas condições de a cidade zerar a fila de espera por próteses auditivas”, concluiu Juliana.