Por Hamilton G. P. Mendes
A vice-presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereadora Juliana Damus (PP), reiterou esta semana ao prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) a necessidade de se criar um sistema móvel de atendimento ao público no Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE), levando para os bairros e eventos os serviços da autarquia.
A idéia de Juliana, na verdade, é antiga, já que desde 2009 seu gabinete vem atuando junto a Prefeitura no sentido de viabilizar a aquisição de uma Van para a realização das diversas atividades do DAAE nos bairros da cidade. “É importante a adoção de um trabalho desta natureza pelo DAAE, especialmente devido ao crescimento de Araraquara, o que exige a descentralização dos serviços públicos”, afirmou Juliana.
A parlamentar lembra ainda que a Van pudesse atuar no esclarecimento de dúvidas junto à população, parcelamento de dívidas, processo de excesso de consumo de água, retirada de 2ª via de conta e recadastramento, dentre outras atividades.
“Não tenho dúvidas de que com a simples compra de uma Van o DAAE estaria dando um grande passo para a modernidade, contribuindo para a diminuição da inadimplência e conseqüentemente do saldo da dívida ativa, além de trazer mais facilidade ao contribuinte”, disse.
Crescimento
Falando sobre o assunto na tarde desta quinta-feira, (27), Juliana chamou a atenção para a necessidade de se adotar o sistema a fim de facilitar o atendimento por parte do Departamento Autônomo de água e Esgoto (DAAE) aos cidadãos que residem em bairros afastados do centro da cidade. Segundo ela, a providência se faz necessária, principalmente, devido ao grande crescimento verificado em Araraquara nos últimos anos, o que leva centenas de famílias a optar por adquirir sua casa própria em regiões distantes, fugindo do aluguel.
“A situação torna difícil à vida dessas pessoas, que muitas vezes trabalham em locais distantes do centro da cidade e, por isso mesmo, encontram muitas dificuldades para buscar informações ou providenciar quaisquer outros serviços junto ao DAAE”, disse.
A solução, segundo a parlamentar, seria o prefeito entrar em entendimentos com a direção do Departamento Autônomo de Água e Esgoto, para que a autarquia adquira uma Van, e viabilize a criação de um serviço móvel de atendimento ao público na cidade.