Início | Diversos | Presidente da Comissão de Ordem Social, Juliana quer implementar Parlamento Jovem

Presidente da Comissão de Ordem Social, Juliana quer implementar Parlamento Jovem

09/02/2009 | Diversos

Por Hamilton G. P. Mendes

A Comissão Permanente de Ordem Social, Transporte, Habitação e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Araraquara, presidida pela vereadora Juliana Damus (PP), pretende colocar em prática ainda este ano o projeto que criou o Parlamento Jovem na cidade. Criado pela resolução número 256, de 18 de setembro de 2001, através de proposta do então vereador Anuar de Oliveira Lauar – que tem força de lei -, o Parlamento Jovem deveria funcionar todos os anos. A idéia de Juliana é colocar o projeto em discussão na Comissão de Ordem Social já na primeira reunião do grupo.

De acordo com a resolução, uma vez ao ano os vereadores de Araraquara devem ceder seus lugares para jovens estudantes das 6ª a 9ª ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio de todo o município de Araraquara. A idéia é abrir espaço para a instalação do Parlamento Jovem na Câmara Municipal de Araraquara, onde os jovens ocuparão as cadeiras dos vereadores e apresentarão propostas para melhorar as condições de vida do povo araraquarense.

Para participar do projeto, os alunos devem se inscrever na direção de sua própria escola – ou órgão especialmente criado pela direção -, preparar um trabalho na forma de Projeto de Lei (que serão analisados por uma Comissão Julgadora formada por professores, alunos, pais, funcionários e vereadores). Ao final apenas um projeto poderá ser escolhido para representar a escola. A matéria, no caso, será enviada à Câmara, acompanhado da ficha de inscrição do aluno.

No Parlamento Jovem tudo acontece de forma muito parecida com o que ocorre no Legislativo de uma cidade. Até por isso os estudantes devem escolher um partido no momento de apresentarem seus projetos. As agremiações, no entanto, não são as mesmas que fazem parte da vida política brasileira, mas, sim, ligadas a áreas temáticas, com Agricultura, Segurança e Meio Ambiente, por exemplo. Ou seja, as legendas seriam; Partido da Agricultura, Partido dos Esportes e outros.

Também de acordo com as regras que regem o Parlamento Jovem a sessão onde os estudantes apresentarão suas propostas será aberta pelo presidente da Câmara Municipal, que ao lado do 1º e 2º Secretários, diplomarão e darão posse às vereadoras e vereadores eleitos. Em seguida, os parlamentares jovens que desejarem poderão se candidatar aos cargos de Presidente do Parlamento Jovem, Vice, 1º e 2º Secretários. Em seguida, acontece à eleição da Mesa Diretora – vencerá a chapa que obtiver maioria absoluta dos votos -, a quem caberá abrir os trabalhos e dirigir a sessão. O encerramento das atividades, no entanto, caberá ao Presidente da Câmara Municipal.

Os trabalhos do Parlamento Jovem serão gravados em vídeo e publicados no órgão oficial do município, entrando para a história do Legislativo araraquarense. As propostas apresentadas pelos estudantes, porém, podem acabar servindo de base para futuros Projetos de Lei ou outros tipos de proposituras encaminhadas pelos verdadeiros vereadores. A lei que criou o Parlamento Jovem em Araraquara prevê, ainda, que os mandatos dos estudantes serão mantidos até que aconteça a instalação, no ano seguinte, da nova legislatura do Parlamento.

Veja outros artigos

Requerimento apoia projeto que facilita acesso a benefícios do INSS por quem tem fibromialgia
Vereadora Juliana Damus é a autora do documento Tramita, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei n° 4399/2019, que...
Vereadores são impedidos de fiscalizar a Central de Monitoramento da GM
Por José Ângelo Santilli Os vereadores Juliana Damus (PP), Donizete Simioni (PT) e Rodrigo Buchechinha (SDD) foram...
Juliana Damus sugere que exames de Oximetria de Pulso e Ecografia Fetal sejam obrigatórios
Por Paula Cardoso Pensando na qualidade de vida de recém-nascidos, a vereadora Juliana Damus (PP), apresentou...
Requerimento defende isenção de IR a idosos e pessoas com Alzheimer
Vereadora Juliana Damus é a autora do documento Lei de 1988 assegura isenção total do Imposto de Renda a aposentados e...
Vereadores questionam ‘apagão’ na Central de Videomonitoramento
Durante a 131ª sessão ordinária da Câmara de Araraquara, realizada nesta terça-feira...
Preocupação quanto à correta conservação e falta de vacinas em unidades de saúde
A vereadora assistiu a aprovação de requerimento de sua autoria em que manifesta consistentes preocupações quanto à...
Vereadores do PP querem de volta a campanha “Não dê esmola, encaminhe à Casa Transitória”
Por José Conde Sobrinho Diante de problemas sociais que se avolumam com a mendicância observada em...
Juliana defende conscientização para combater a dengue
Por Luis Fernando Laranjeira A vereadora Juliana Damus (PP) defende uma ampla campanha de conscientização para...
Campanha para arrecadar recursos a pacientes com câncer continua em 2019
Projeto, indicado pela vereadora Juliana Damus, auxilia instituições que cuidam de pessoas acometidas pela doença...
Lei que proíbe soltura de fogos ruidosos tem apoio da Polícia Militar
Em fevereiro deste ano, foi aprovada a proibição da soltura de fogos de artifício ruidosos que excedam os limites de...

Pin It on Pinterest