Por Chico de Assis
Um trabalho acadêmico apresentado por uma aluna de Jornalismo, que já havia merecido destaque no meio acadêmico, tomou o mesmo destino de sua fonte pesquisa: o Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Araraquara, e agora é também documento e fonte de pesquisa, por conta das informações que reuniu e das conclusões que proporciona. O trabalho de monografia da agora Jornalista, Laís Françoso, intitulado “Arquivo Jornalístico do Poder Legislativo de Araraquara de 1964 a 1985”, apresentando como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, ao curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, do Centro Universitário de Araraquara – UNIARA, recebeu pedido da vereadora Juliana Damus (PP), para que fizesse parte dos arquivos da Câmara. O pedido foi aprovado por unanimidade dos vereadores na Sessão Ordinária realizada na terça-feira, dia 5 de fevereiro.
Juliana Damus ocupou a Tribuna durante a sessão para comentar o trabalho e argumentar sobre o pedido, pois o estudo de Laís torna público um período conturbado da história brasileira e, principalmente a de Araraquara. “Essa monografia contribuiu inclusive para que eu pudesse aprender e relembrar um pouco mais da história da nossa política local, como por exemplo, a ideologia da Cidade-Empresa e a forma como os prefeitos eram escolhidos no passado”, afirmou Juliana, que foi examinadora na banca onde Laís defendeu seu trabalho, em dezembro de 2012.
“O conteúdo do Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Araraquara é algo desconhecido pela população, mesmo sendo um instrumento importante de registro da historia da nossa cidade, estado ou país. Compartilho com ela da opinião que o ‘vereador desempenha uma importante função ao selecionar e perpetuar uma noticia veiculada pela mídia’, por esse motivo, é interessante que nós legisladores tenhamos essa visão, tanto na hora de apresentar o pedido de arquivamento, quanto na hora de aprovar a proposta”, disse Juliana, que sugeriu aos Vereadores lerem o trabalho. “Além do que é uma excelente referência, um modelo de monografia para outros alunos”, concluiu. Também compuseram a banca examinadora o orientador do TCC, Professor Mestre Fabrício José Mazocco e o jornalista Ailton Cazuza de Oliveira, também formado na Uniara.
“Arquivo Jornalístico do Poder Legislativo de Araraquara de 1964 a 1985” – por Laís Françoso
O trabalho de Laís, elogiado publicamente, estudou os materiais arquivados nos Anais da Câmara Municipal de Araraquara no período que compreende os anos da Ditadura Militar do Brasil, ou seja, entre 1964 e 1985. Ela buscou analisar o conteúdo desses produtos que, de algum modo, chamaram a atenção dos vereadores, além de discutir a importância histórica de guardar esses textos para as gerações futuras. Laís Françoso tomou como material os arquivos jornalísticos que receberam pedidos para arquivamento no Arquivo Histórico da Câmara registrados durante o Regime Militar. Já documentos, atas, entre outros processos, não fizeram parte da pesquisa. O trabalho parte do pressuposto de que, a partir do momento em que o parlamentar escolhe determinado material, ele está atuando como um filtro daquilo que melhor lhe convinha ou ia de encontro aos seus pensamentos. Os textos que seriam analisados, portanto, foram classificados, depois, como “geral” ou “político”, para que o contexto pudesse ser entendido de uma maneira mais específica.