Início | Meio Ambiente | Defesa de Animais | Fogos de artifício ruidosos podem ser proibidos em nível nacional

Fogos de artifício ruidosos podem ser proibidos em nível nacional

12/04/2019 | Defesa de Animais, Diversos, Idosos

Vereadora Juliana Damus manifesta apoio ao projeto

Em fevereiro deste ano, a sanção da Lei Complementar nº 899, de autoria da vereadora Juliana Damus (Progressistas), foi motivo de comemoração para todas as pessoas que se preocupam com a poluição sonora causada por fogos de artifício ruidosos acima do limite. A medida é aplicada também em outros municípios do país, inclusive Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG), e poderá tornar-se nacional, se o Projeto de Lei nº 6.881/2017, do deputado federal Ricardo Izar (Progressistas-SP), for aprovada em plenário.

Na torcida para que isso aconteça, a parlamentar encaminhou ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), uma moção de apoio ao projeto de Izar, solicitando que sejam envidados esforços visando à apreciação e à aprovação o mais brevemente possível. A propositura recebeu parecer favorável da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara dos Deputados em 27 de março.

O projeto de Izar proíbe o uso de fogos de artifício com estampido em todo o território nacional, em recintos fechados e ambientes abertos, em áreas públicas e locais privados. A violação acarretará multa e detenção de três meses a um ano, e a pena será aplicada em dobro em caso de reincidência. “Precisamos deixar claro que a lei não tem como objetivo acabar com os espetáculos e festejos realizados com fogos de artifícios”, ressalta Juliana. “Ela apenas proíbe que sejam utilizados artefatos que fazem barulho, estampido e explosões, causando risco à vida humana e dos animais. Os efeitos visuais são obtidos com o uso de fogos de vista”, esclarece.

A parlamentar está otimista quanto à aprovação do projeto. “É possível celebrar qualquer ocasião especial sem causar danos a pessoas particularmente sensíveis, como autistas, pacientes acamados ou crianças pequenas, e também a cães, gatos e aves, que sofrem um tremendo estresse com os estampidos. Toda a sociedade será beneficiada com a medida. A aprovação desta lei será um passo muito importante para a nossa cidadania e um grande reconhecimento da relevância de todas as formas de vida.”

A moção de Juliana também será enviada ao gabinete do deputado Ricardo Izar, às lideranças partidárias da Câmara dos Deputados e às principais Câmaras Municipais do Estado de São Paulo.

Texto: Imprensa da Câmara

Veja outros artigos

Juliana organiza reunião para regulamentação da lei uso de capacete
Por Hamilton G. P. Mendes Em reunião realizada no Palacete Carlos Alberto Manço, sede da Câmara Municipal de...
Aumento no valor pago pelo Programa Bolsa Escola
Depois de obter informações que em cidades vizinhas o valor pago a cada família com o Programa...
Renovação de contrato entre IAMSPE e Prefeitura Municipal
Não é recente a preocupação demonstrada pela vereadora Juliana quanto ao não...
Juliana Damus participa da reunião do Conselho de Proteção dos Animais
Por José Ângelo Santilli A vereadora Juliana Damus (PP) participou no final da tarde dessa quarta-feira, dia 19, da...
Projeto de lei quer reduzir para 30 dias prazo para início de tratamento oncológico
Requerimento da vereadora Juliana Damus apoia a iniciativa Quando o assunto é câncer, sabe-se que a demora entre o...
Bancada Progressistas contabiliza aproximadamente 1 milhão em emendas para Araraquara na áreas de saúde e infraestrutura
A bancada Progressistas em Araraquara formada pelo vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento...
Resposta ao questionamento referente a execução da lei que obriga exame de vista
Através de requerimento, a Vereadora Juliana Damus questionou a administração municipal sobre a...
Juliana pede agilidade no Programa dos Carroceiros
Por Nathália Maestro A vereadora Juliana Damus (sem partido) está encaminhando requerimento ao prefeito...
Lei de preservação de calçadas com lajes de arenito é discutida na Câmara
Últimos detalhes da lei que trata do tema são acertados pela vereadora Juliana Damus com a Prefeitura e o Compphara...
Nova lei facilita processo de isenção de taxa para concursos públicos municipais
Na manhã de quinta-feira (30), o Prefeito Edinho Silva (PT) promulgou a alteração da lei 8.008 de 2013, de autoria da...

Pin It on Pinterest