Início | Diversos | Vereadora pede isenção de IPTU para portadores de câncer

Vereadora pede isenção de IPTU para portadores de câncer

09/04/2010 | Diversos

Por Carlos de Paula

Portadores de câncer de Araraquara poderão ficar isentos do recolhimento do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU. Este assunto surgiu após encaminhamento de indicação da vereadora Juliana Andrião Damus (PP) ao Prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) para formulação de uma Lei concedendo o benefício, considerando o alto custo de tratamento que é desembolsado para o tratamento de câncer.

Prática semelhante acontece com aposentados por invalidez, onde de acordo com o Código Tributário Municipal, Lei Complementar nº 17/97, que em seu artigo 127 prevê a isenção de pagamento de IPTU. “Queremos que esta prática de isenção de IPTU possa ser estendida a essas pessoas devido ao alto custo do tratamento, e nada mais justo este incentivo que o município pode proporcionar”, destaca Juliana.

Neste sistema o benefício é concedido após realização de sindicância efetuada por assistente social, através da emissão de laudo e que fique de fato comprovada a necessidade de isenção pretendida.

Proposta parecida em vigor no Estado de São Paulo é a isenção de pagamento de Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA para os carros adaptados e recolhimento do Imposto de Renda para portadores da doença.

“A idéia de propor esta indicação partiu devido ao custo financeiro que o tratamento de câncer acarreta e com os medicamentos fortes que precisam ser utilizados, quando muitas vezes os pacientes precisam se deslocar para outras cidades, e, além disso, existe o grande desgaste físico tanto do paciente como da família. Por isso a isenção do IPTU traria um alívio financeiro, e eu espero que o prefeito Marcelo esteja de acordo com este pensamento e envie uma lei com este conteúdo para apreciação em plenário”, finaliza Juliana.

A proposta precisa ser formulada e enviada pela prefeitura de Araraquara por versar sobre recursos financeiros, e, portanto os vereadores não podem apresentar projetos de lei que atinjam os cofres públicos.

Veja outros artigos

Projeto de lei prevê isenção de Área Azul a pacientes com câncer
Propositura atende à solicitação da vereadora Juliana Damus Todos os pacientes em tratamento oncológico de Araraquara...
Juliana Damus: casamento comunitário abre inscrições na segunda-feira
Texto: Claudio Dias Quem procura oficializar a união e não tinha condições financeiras...
Juliana Damus consegue que projeto de capacete seja apresentado em Brasília
Por Hamilton G. P. Mendes Preocupada com a crescente onde de assaltos envolvendo motociclistas que vem ocorrendo em...
Juliana Damus cobra rapidez da Prefeitura em processos para liberação de verbas parlamentares
Por Paula Cardoso “Venho hoje, neste púlpito dizer que, apesar de conquistar verbas para a cidade,...
Transferência do bolsão de entulhos
A vereadora Juliana Damus pediu ao prefeito Edinho Silva a transferência do bolsão de entulhos localizado...
Juliana Damus: após denuncia, Daae retifica e amplia prazo para isenção em concurso
  Texto: Claudio Dias Um dia útil após a denúncia da vereadora Juliana Damus (PP) sobre o prazo inferior ao...
Sancionada lei que regulamenta calçadas com grama
Proposta foi apresentada pela vereadora Juliana Damus No dia 3 de novembro, o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº...
Em nova vistoria, vereadores verificam que apenas uma câmera de segurança está em operação
Por José Ângelo Santilli Em nova visita ao Centro de Videomonitoramento, na Arena da Fonte, nessa sexta-feira, dia 6,...
Lançamento do Teste da Orelhinha em recém nascidos
A vereadora Juliana participou do lançamento do "teste da orelhinha", projeto de sua autoria, que agora será realizado...
Juliana Damus cobra possível déficit de vagas no Neja
A vereadora Juliana Damus (PP) questionou essa semana o Município em relação ao possível déficit de vagas do Núcleo de...

Pin It on Pinterest