Início | Diversos | Vereadores do PP pedem a criação de um Fundo Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência

Vereadores do PP pedem a criação de um Fundo Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência

09/08/2017 | Diversos

Juliana Damus e Roger Mendes apresentaram proposta em reunião com o prefeito Edinho Silva

Os vereadores do Partido Progressista (PP), Juliana Damus e Roger Mendes, reuniram-se com o prefeito Edinho Silva, no fim da semana passada, para reivindicar ainda mais avanços para as pessoas com mobilidade reduzida em Araraquara. Eles apresentaram a sugestão da criação de um Fundo Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência para somar ao trabalho desenvolvido à Assessoria Especial de Políticas para Pessoas com Deficiência, coordenada por Elisa dos Santos Rodrigues.

“A Assessoria Especial de Políticas para Pessoas com Deficiência vem cumprindo um papel muito importante, que é valorizado com a presença e a atuação da Elisa. Mas, precisamos de outros recursos para incrementar essa atuação; o Fundo pode cumprir esse papel”, enfatizou Juliana.

Segundo Roger, “esta é uma alternativa para que outros avanços ocorram. Tenho conhecimento de algumas cidades que conquistaram muito espaço com a criação do Fundo”. Ele ainda declarou que, “temos um longo caminho pela frente, até chegarmos num ideal, mas espero que o Fundo cumpra uma grande missão que é o de dar visibilidade às necessidades e à luta destas pessoas”.
O prefeito Edinho Silva afirmou ter gostado da sugestão e solicitou aos vereadores a indicação oficial da proposta que já foi protocolada esta semana.

Números

Araraquara, atualmente, conta com uma Assessoria Especial de Políticas para Pessoas com Deficiência, para pensar ações que atendam o grande número de pessoas com Mobilidade Reduzida, que chegou a 37 mil, em 2010, índice registrado pelo IBGE.

Roger lembra que, “temos um número considerado de pessoas com deficiência, isso não pode ser ignorado. O Fundo irá contribuir para que consigamos meios de financiar a expansão e o aprimoramento contínuo das ações destinadas a promover a inclusão e a defesa dos direitos da pessoa com deficiência, como a formulação de diretrizes e aprovação de planos, programas, projetos e políticas municipais”.

A vereadora Juliana Damus explica que “a existência do Fundo irá facilitar a captação de recursos junto às instâncias pública e privada. Importante ressaltar, também, que as causas relacionadas às pessoas com deficiência possuem elevado reconhecimento perante a comunidade. Portanto, o Fundo cria condições favoráveis para doações, além do recebimento de valores decorrentes de multas e de ações judiciais”.

Regras

O dinheiro do Fundo pode ser oriundo de transferências e repasses da União, do Estado ou doações, auxílios, legados, contribuições, valores, bem móveis e imóveis, subvenções e transferências que venha a receber de pessoas físicas ou jurídicas, de organismos públicos ou privados, de organizações governamentais ou não governamentais, sejam nacionais ou internacionais.

Os recursos arrecadados serão gerenciados pela Prefeitura, vinculado a um Conselho Municipal, sendo de competência deste a deliberação sobre a aplicação dos recursos em programas, projetos e ações voltados à pessoa com deficiência.

Foto e texto: Paula Cardoso

Veja outros artigos

Natal araraquarense é tema de encontro na Câmara Municipal
Araraquara poderá ter decoração natalina exclusiva este ano, ao menos no que depender dos esforços da vereadora...
Cidadã busca melhor atendimento para pacientes do CAPS
Vereadores Roger Mendes e Juliana Damus levaram a demanda às secretárias da Saúde e Assistência Social Há muitos anos,...
Vereadores e empresários visitam instalações da Randon Implementos
A sede da Randon S.A. Implementos e Participações de Araraquara abriu suas portas para vereadores e empresários da...
Isenção de pagamento de Área Azul e melhorias na sinalização são temas de reunião
Na quinta-feira (10), a vereadora Juliana Damus (Progressistas) se reuniu com o coordenador de Mobilidade Urbana,...
Resposta a requerimento de Juliana e Roger demonstra a demanda de exames da saúde
Exames são realizados diariamente e novos são solicitados, mantendo média de 9 mil procedimentos...
Juliana Damus destaca importância do Canteiro Escola
A vereadora Juliana Damus (PP) afirma que o programa Canteiro Escola, parceria entre Senai e Prefeitura, tem grande...
Visita da atleta que conquistou medalha de ouro no Campeonato Mundial de Jiu-jitsu
A atleta Lívia Renata dos Santos ocupou a Tribuna Popular da Câmara Municipal para falar de sua conquista...
Presença da Guarda Municipal e o aumento dos muros do Cemitério São Bento
A vereadora Juliana Damus, através de indicação, solicita a presença da Guarda Municipal e o aumento dos muros do...
Lei que proíbe uso de capacete em locais públicos é promulgada pelo Prefeito de Araraquara
Por Chico de Assis A Lei entrará em vigor no dia 4 de novembro e é mais uma tentativa de proporcionar...
Ajuda às pessoas que residem às margens da linha férrea
Preocupada com a precária situação de famílias que residiam às margens da linha férrea da cidade, a vereadora ocupou a...

Pin It on Pinterest