A mesa principal foi composta pelo presidente do Legislativo, vereador Elias Chediek (PMDB), que coordenou os trabalhos, vereadora Juliana Damus (PP), autora da indicação, homenageado e esposa Marina de Oliveira Paixão Jurisato e Major Wagner Tadeu Prado, coordenador operacional do 13º BPM/I. Familiares, amigos e colegas de profissão também prestigiaram o evento.
Em seu discurso, Juliana Damus destacou que a concessão deste título expressa a gratidão pelo trabalho realizado em prol da sociedade araraquarense. “Em sua vida, de elevados sentimentos, Major Henrique sempre se mostrou um ser humano do bem, fazendo valer a cada instante o atributo de amar ao próximo como a si mesmo, sempre abraçando com dignidade o compromisso de lutar contra as injustiças, em defesa da sociedade”, enfatizou.
A sessão solene que homenageou o Major Paulo Henrique Jurisato com o título de Cidadão Benemérito pode ser vista na programação da TV Câmara no canal 17 da Net ou pelo site da Câmara (http://www.camara-arq.sp.gov.br/).
Paulo Henrique Jurisato nasceu em abril de 1970. É filho de Ítalo Jurisato e a dona Antônia Marconini Jurisato. Estudou no Pedro José Neto, Colégio Objetivo, Academia de Barro Branco, e fez direito na Uniara. É casado com Marina de Oliveira Paixão Jurisato.
Em 1993 era aspirante, no ano seguinte subtenente, depois tenente, capitão e hoje tem a patente de Major. Até o ano passado foi efetivo do Batalhão de Araraquara. Foi instrutor, trabalhou no rádio patrulhamento, no serviço administrativo passou por quase todas as sessões do estado maior do 13 BPM/I.
Teve voz de comando nas companhias de Taquaritinga, Matão e de Araraquara. Em setembro do ano passado assumiu a função de subcomandante do 33º BPM/I com sede em Barretos.
A dedicação do Major Jurisato lhe rendeu duas vezes o prêmio Franco Montoro por ações junto à comunidade. Possui várias honrarias, láureas de mérito pessoal, medalha do valor militar e medalha da vitória.