Início | Meio Ambiente | Defesa de Animais | Juliana Damus discute andamento da lei das carroças na Prefeitura

Juliana Damus discute andamento da lei das carroças na Prefeitura

01/11/2017 | Defesa de Animais

Juliana Damus discute andamento da lei das carroças na Prefeitura

Em busca de uma solução para a questão das carroças no município de Araraquara desde 2003, a vereadora Juliana Damus (PP) reuniu-se na Prefeitura na tarde de segunda-feira (30) com diversos representantes da administração.

A parlamentar é autora de uma lei de 2013 que dispõe sobre o tema, mas em 2016 veio uma nova legislação que no momento tem sua inconstitucionalidade sendo julgada pelo Ministério Público (MP). “Já temos a lei, se for necessária uma alteração, podemos estudar, mas precisamos resolver esta situação o quanto antes”, lembrou Juliana.

A secretária de Planejamento e Participação Popular, Juliana Agatte, explicou que “estamos tentando caminhar com esse assunto. Temos uma legislação a aplicar. Recentemente recebemos alguns carroceiros que nos contaram que têm sofrido preconceito por conta disso, buscamos ouvir o ponto de vista deles. Eles entendem que é a única fonte de renda, que falta uma orientação. Precisamos manter o diálogo aberto com eles também. Sabemos que um curso de capacitação não será uma solução imediata. São dois mundos: a proteção a nimal e as pessoas que vivem disso. A situação não é confortável. Só vamos conseguir avançar se houver um consenso”.

A vereadora enfatizou que o assunto já foi bastante discutido. “A intenção é tentar capacitar mesmo. Dar uma solução para essa questão que se arrasta há muito tempo.”

O coordenador de Trabalho e Economia Criativa e Solidária da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Reynaldo Sorbille, entende que “o processo leva tempo. A situação dessas pessoas não vai mudar de um dia para o outro”. Sobille informou que são 34 carroceiros cadastrados no município.

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Joice Nogueira Calera, explicou que estão sendo feitas apreensões de animais por meio de denúncias pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). “Se o animal está sofrendo maus tratos, apreendemos. Caso contrário, orientamos o dono do animal.” Segundo Joice, já foram 20 animais apreendidos neste ano. “A maioria chega debilitada e alguns acabam não sobrevivendo. Cerca de 90% dos que chegam estão sofrendo maus tratos. Alguns acham que porque o animal está gordo, está tudo bem. Também precisaríamos adequar melhor o espaço, cuidar de cavalo é caríssimo. Já tivemos que fazer uma estrutura para atender e temos gastos com fiscal, transporte, veterinário… Todos 24 horas”.

O coordenador da Assistência Social, Jader José de Oliveira, foi na mesma linha da coordenadora. “A manutenção de um cavalo é cara, temos que conscientizar as pessoas disso também.”

O procurador-geral do município, Rodrigo Cutiggi, esclareceu que a administração está aguardando a decisão do MP e foi completado pela secretária de Planejamento e Participação Popular. “Temos que esperar sair a decisão e estamos levando dessa forma, ou seja, cuidando dos animais quando recebemos denúncias de maus tratos. Se a lei de 2016 for julgada inconstitucional, podemos voltar a discutir a de 2013”, finalizou Juliana.

 
Texto e Foto: Imprensa da Câmara

Veja outros artigos

Juliana Damus pede retomada do programa de emplacamento de carroças
Por Chico de Assis Organizar o serviço, regularizar o despejo de entulhos e dar segurança no trânsito para os...
Lei abre possibilidade de animais de estimação em shoppings da cidade
Vereadora Juliana Damus é autora da proposta que dá autonomia para shoppings permitirem o acesso A Câmara Municipal de...
Jogo da Ferroviária terá ação em apoio a campanha de adoção
Campanha de conscientização acontece no jogo da AFE deste sábado, às 18 horas, contra o Maringá, na Arena da Fonte Na...
Juliana Damus confirma emenda de Edinho Silva em prol dos animais
Por Paula Cardoso A vereadora Juliana Damus (PP) recebeu a confirmação, nesta semana, da liberação de uma verba de R$...
Violência contra animais pode ser solucionada após requerimento de Vereadora
Por Laís Françoso Considerando ser um dever do Estado a proteção dos animais e o combate aos maus tratos, a vereadora...
Aprovada emenda que prevê R$ 150 mil para castração de animais em Araraquara
Indicado pela vereadora Juliana Damus, valor será destinado para a aquisição de unidade...
Juliana espera ansiosa a implantação da Lei e do Protocolo de Atendimento aos animais
Por Paula Cardoso Comdedia define em reunião um cronograma de atividades para dar inicio as ações de proteção aos...
Vereadora Juliana Damus destaca políticas públicas na posse do Conselho de Proteção a Fauna
Por Wagner Luiz Na tarde desta sexta-feira, 13 de dezembro de 2013, aconteceu a cerimônia de posse dos novos...
Fogos de artifício ruidosos podem ser proibidos em nível nacional
Vereadora Juliana Damus manifesta apoio ao projeto Em fevereiro deste ano, a sanção da Lei Complementar nº 899, de...
Reunião sobre regulamentação do transporte de carroças
Juliana se reuniu com os setores de trânsito, meio ambiente, guarda municipal, jurídico, além membros da Associação de...

Pin It on Pinterest