Por José Ângelo Santilli
A vereadora Juliana Damus (PP) participou no final da tarde dessa quarta-feira, dia 19, da reunião do Conselho Municipal de Proteção dos Animais, realizada na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), liderada pelo secretário José dos Reis Santos Filho.
Na pauta, foram debatidos diversos temas, como a atualização no site da Prefeitura das fotos dos animais resgatados, ficando combinado que a atualização será semanal.
O Conselho aprovou as modificações propostas para a Lei das Carroças, projeto de autoria da vereadora Juliana Damus. Também foi conversado sobre a chegada do veículo adquirido para a Secretaria de Meio Ambiente, com recursos de emenda parlamentar estadual, conseguida pela vereadora Juliana Damus. Outro tema tratado pelos membros do Conselho foi o decreto que vai regulamentar a Lei 827(de proteção animal), com prazo para ficar pronto até o final de junho.
A retomada das castrações gratuitas também foi debatida na reunião. No ano passado foram realizadas 3.500 castrações na cidade, entre os meses de janeiro e outubro. Para este ano, a previsão é de serem realizadas 4.500 castrações, entre agosto e dezembro, com recursos oriundos de emenda parlamentar do deputado estadual Chico Sardelli (PV).
O secretário Reis também informou aos membros do Conselho sobre o inventário canino realizado nos Jardins Del Rey e Primavera, região que vem sendo monitorada em parceria com o Instituto Adolpho Lutz, desde o início desde ano a notícia de um caso de leishmaniose. Aquela região da cidade vem recebendo cuidados especiais com ações programadas, que incluem coleta de sangue de cães em residências para a realização de exames, além de ser realizado um trabalho de educação ambiental junto à população. Também foram relatados um caso de hantavirose na região de Tutóia e um caso isolado de raiva em morcego herbívoro no município. “Estamos realizando um imenso trabalho para manter as situações sob controle e nossa equipe é considerada de referência regional pelo Adolfo Lutz”, disse Reis.