Por Adriana Silva
A vereadora Juliana Damus (sem partido) está solicitando informações ao prefeito Edinho Silva (PT), por meio de requerimento, sobre a execução do plano emergencial traçado para os bolsões de entulho da cidade.
O plano foi elaborado pelo Núcleo Permanente de Gestão, instituído para coordenar ações previstas no Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduo da Construção Civil, e tem como objetivo desenvolver ações de melhoria, implantação de serviços, além de conscientizar e envolver carroceiros e população em geral.
Juliana é integrante do Núcleo Permanente e decidiu elaborar o requerimento depois de receber diversas reclamações de pessoas que moram nas proximidades dos bolsões. “Eles contam, assim como a imprensa tem divulgado também, que o lixo está sendo despejado sem nenhum critério e que a Prefeitura não está fazendo a manutenção nos bolsões”, relata.
A vereadora ressalta que esta situação afronta às normas municipais de postura e higiene e lembra que é dever do município fiscalizar as áreas destinadas aos bolsões, bem como providenciar a manutenção e limpeza desses locais.
Juliana relata ainda em seu requerimento que durante o ano passado solicitou à Prefeitura, por meio de indicação, a implantação de bolsões de entulho em áreas onde há demandas. Na indicação, ela considerava os interesses coletivos da população, que buscava alternativa para amenizar o acúmulo de lixo nos bolsões já existentes.
Diante disso, a vereadora pede ao prefeito que informe se as solicitações do Núcleo Permanente de Gestão foram atendidas e, em caso de resposta negativa, solicita uma previsão sobre o encaminhamento de soluções para os problemas apresentados pelo grupo.
“Apresentamos, por meio do Núcleo de Gestão, a urgências das providências, tendo em vista a necessidade de se resolver o problema do lixo a céu aberto, principalmente para os moradores que residem próximo aos bolsões”, concluiu Juliana.