Por Adriana Silva
A vereadora Juliana Damus (PP) está solicitando à Prefeitura, por meio de requerimento, um relatório de todos os serviços de poda de árvores realizados em Araraquara desde o ano de 2001. Juliana pede também a programação para este ano.
A parlamentar considera o crescente número de reclamações que recebe em seu gabinete, diariamente, por causa da falta de poda de árvores no município. “A população está descontente porque paga seus impostos e espera que parte dele seja revertida em melhorias básicas, como a conservação das árvores”, reitera.
Em 2006, Juliana, preocupada com essa situação, encaminhou uma indicação ao governo sugerindo a realização de uma parceria com o setor privado, o que, em sua avaliação, beneficiaria muito os usuários do serviço público.
Na ocasião, a vereadora considerava que a ausência do serviço de poda de árvores provoca prejuízos às concessionárias que atuam nas áreas de energia elétrica, telefonia e transmissão de dados. Neste sentido, a discussão de uma parceria poderia garantir a solução do problema.
“A economia e eficiência na prestação de serviços são princípios que devem ser seguidos pelo Poder Público e, além disso, é necessário reduzir despesas para otimizar e melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados. Por isso, sugeri a discussão de parcerias”, enfatiza.
Sem obter uma resposta por parte do Executivo, a vereadora está retomando o assunto agora por meio de requerimento. Neste novo pedido, além de solicitar o relatório dos serviços, Juliana lembra que a ausência do serviço acaba provocando a poda drástica.
“A população desconhece as técnicas adequadas para execução e contratação desse serviço, mas ao mesmo tempo está insatisfeita com a situação. Por isso, é necessário solucionar esse problema urgentemente”, conclui.