Por Chico de Assis
O Centro de Educação Complementar – CEC Aléscio Gonçalves dos Santos realizou nesta quinta-feira, o plantio de mais uma árvore, dentro do programa “Verde que Alimenta”. A vereadora Juliana Damus (PP) participou do evento, assistindo primeiramente apresentações de música e dança dos alunos, e depois, plantando uma árvore no terreno da unidade, localizada no Jardim Pinheiros, ao lado do Centro de Educação Ambiental do Município de Araraquara – Ceama.
A Lei Municipal nº. 5.912, que instituiu o programa no município, é de autoria de Juliana. A primeira ação ocorreu no ano de 2008, e o principal objetivo é incentivar o plantio de mudas de árvores frutíferas nos bairros do Município, como forma educativa do meio ambiente aos alunos de rede pública municipal de ensino, por isso, ele ocorre no âmbito da Secretaria Municipal da Educação. Ações semelhantes já foram realizadas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental dos Assentamentos Rurais Bela Vista e Monte Alegre, além da escola do Distrito de Bueno de Andrada e do Jardim Paraíso.
Desta vez foi plantado um pé de marolo, fruta nativa do cerrado, da mesma família da fruta-do-conde e da atemóia. Quando começa a amarelar por baixo é sinal de que está maduro. A polpa tem aroma perfumado, sabor forte e muito doce. Por isso, é utilizada para fazer sucos, doces, licores e sorvetes. No mesmo local foram plantadas, anteriormente, graviola, goiaba, amora, nêspera e açaí.
Juliana foi recebida no CEC pela diretora, Ana Paula Franzine, a Coordenadora da Sala Verde, Valéria Braga, a coordenadora municipal de Educação Complementar da Secretaria da Educação, Silvia Paula Brunetti, e pelo engenheiro agrônomo, Fábio Scalize, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
O programa “Verde que Alimenta” desperta a conscientização ambiental das crianças, e ainda proporciona contato com a natureza. “Além disso, faz as crianças conhecerem frutas, que muitas vezes apenas ouvem o nome ou experimentam o sabor por meio de uma geléia ou doce. O programa é muito importante, e é momento de sua expansão em mais unidades municipais de ensino”, relata Juliana.
De fato, a vereadora recebeu a notícia, dada pelo Secretário Municipal da Educação, Orlando Mengatti Filho, de que o programa ocorrerá em mais oito Centros de Educação e Recreação, sete Escola Municipais de Ensino Fundamental e em seis unidades do programa de educação completar, CECs e PECs. Os kits para o plantio já foram adquiridos.
“O Secretário da Educação teve a acertada percepção da grande importância do programa. Parabenizo-o pela compreensão e pela investida para sua ampliação”, contou Juliana. Falta apenas a criação de uma agenda para que as próximas ações ocorram.