Por Laís Françoso
Desde o início do mês de novembro, a TV ARA vem convidando os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara para participar do jornal da emissora, que vai ao ar diariamente a partir das 19 horas, com reprise às 22 horas, no canal 31 UHF. O primeiro a abrir o ciclo de entrevistas foi o presidente da Casa de Leis, Ronaldo Napeloso (DEM), seguido do vereador Elias Chediek (PMDB). Sendo a primeira vereadora mulher a participar do encontro, Juliana Andrião Damus (PP) esteve nos estúdios da TV ARA na tarde do dia 18 para contar um pouco da sua trajetória política e de seus projetos como parlamentar.
Dentre os assuntos tratados, o jornalista Luis Esteves destacou a importância do “Programa Momento Mulher”. Em atividade desde 2001, o evento é realizado no mês de março fechando a comemoração do Dia Internacional da Mulher, tendo como objetivo prestar serviços e cuidados à saúde das mulheres. Juliana tem esse projeto como sua “menina dos olhos”: “Sinto profunda satisfação em poder estar realizando anualmente esse trabalho em benefício das mulheres. É o momento em que elas se sentem mais valorizadas e bem cuidadas, tanto física quanto psicologicamente. Acredito que essa é uma das maneiras de lhes mostrar o quanto são importantes e o quanto podem contribuir para o desenvolvimento da sociedade”, afirma.
Outro ponto enfatizado pelo entrevistador foi o fato de a vereadora realizar projetos que se preocupam com a questão da segurança pública. Recentemente foi aprovada na Câmara uma lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de agências bancárias e similares instalarem painéis opacos nos guichês de atendimento, tendo como objetivo reduzir a frequência de assaltos provenientes da sapiência de bandidos quanto ao tipo de transição monetária que está sendo feita no momento. “Embora muitos bancos ainda não tenham se adequado, outros nos procuraram para esclarecer dúvidas e fazer tudo de acordo com o que pede a lei”, explica a vereadora.
Nos bastidores
Ainda envolvendo questões de segurança, nas entrelinhas Juliana comentou sobre a campanha “Pipas com Segurança” que vem realizando desde 2002. O objetivo é proibir a comercialização e uso do cerol na cidade. Além disso, a vereadora destacou o fato de ter conseguido, através da deputada federal Aline Correa (PP), cerca de R$ 550 mil em verbas para serem aplicadas em asfalto e construção de calçadas (o que já vem sendo feito), além da já terminada revitalização da Praça do São José.
Família na Política
Como forma de introdução, o jornalista da TV ARA abriu com perguntas referentes ao histórico familiar de Juliana. Seu falecido pai, Elias Damus, cumpriu por sete vezes o mandato de vereador em Araraquara e isso, segundo ela, fez com que sua carreira política aflorasse. “Disputei minha primeira eleição no ano de 2000 e consegui me eleger com aproximadamente 1250 votos. Em 2004, fui a segunda vereadora mais votada da cidade, com mais de 2500 votos, e agora, pela terceira vez, continuo atuando como parlamentar na Câmara”, conta orgulhosa.