Início | Segurança | Ações | Atividade delegada pretende melhorar segurança pública da cidade

Atividade delegada pretende melhorar segurança pública da cidade

05/08/2016 | Ações

Na noite da última terça-feira (2/08), a Câmara Municipal aprovou o projeto que permite a gratificação por desempenho de Atividade Delegada a ser paga aos policias militares e civis que trabalharam armados e com viatura policial do Estado, mas prestando um serviço à Prefeitura de Araraquara.

Bastante envolvida neste projeto, a vereadora Juliana Damus participou da viabilização da Atividade Delegada na cidade por meio de pedidos formalizados ao Prefeito e reuniões com os órgãos envolvidos.

Agora, o projeto de lei enviado pela Prefeitura autoriza a abertura de crédito adicional especial de R$ 30.8 mil para atender despesas referentes à implantação do Programa de Atividade Delegada, com emprego de policiais militares no município. Inicialmente serão dois policiais por dia, provavelmente a partir de setembro, mas a ideia é ampliar o projeto ainda este ano.

Na prática, o pm se cadastra e recebe a diária de R$ 200. Uma região a ser atendida é a dos novos conjuntos habitacionais na região do Jardim Roberto Selmi Dei. O modelo é semelhante a outro adotado pelo próprio Estado, a Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar (Dejem), que corresponde a oito horas contínuas de atividades de polícia ostensiva nos dias de folga.

Somente policiais que trabalham ou moram na região podem se cadastrar para atuar no programa e como a Atividade Delegada é feita com fardamento e equipagem militar, só pode ser realizada nos intervalos dos turnos de serviço em períodos de até 8 horas. Por mês, será permitido atuar até dez vezes.

Implantada inicialmente na capital paulista, a Atividade Delegada é um convênio entre o Estado e o município no combate à criminalidade. Na região, Taquaritinga começou com o serviço no mês passado. O modelo já funciona há mais tempo em São Carlos com redução de crimes e quase 18 policiais. Em outros pontos, no entanto, a retirada do serviço resultou em mais crimes. O número de roubos na região central de São José dos Campos aumentou 42% no período em que a atividade delegada ficou suspensa.

Veja outros artigos

Empinar pipas sem cerol é diversão garantida
Por Chico de Assis Não são raras as notícias de acidentes envolvendo pipas empinadas em linhas com cerol. Considerada...
Juliana organiza reunião para regulamentação da lei uso de capacete
Por Hamilton G. P. Mendes Em reunião realizada no Palacete Carlos Alberto Manço, sede da Câmara Municipal de...
Gratificação PM
Juliana solicitou ao Executivo a elaboração de projeto de lei que institua gratificação...
Juliana Damus e comandantes da PM ajustam comemoração do Dia do Idoso
Por Cláudio Dias Com a proposta de apresentar um dia diferente com entretenimento aos idosos de asilos e entidades de...
Polícia apresenta índices de violência em Audiência Pública
Por Gabriela Pontieri A vereadora Juliana Andrião Damus (PP) coordenou nesta quinta-feira, 18, a realização de uma...
Juliana Damus organiza dia especial aos idosos no Batalhão da PM
“É um evento que está em sua terceira edição e fazemos questão de realizar, pois conseguimos trazer os idosos de...
Vereadora sugere compra de equipamento para barrar irregularidades
Por José Conde Sobrinho Não são poucas as reclamações promovidas pela...
Reunião para regulamentar a Lei que proíbe o uso do cerol
A vereadora Juliana Damus reuniu-se com os Comandos da Guarda Municipal, Polícia Militar, Conselho Tutelar, o Juiz da...
Atividade delegada pretende melhorar segurança pública da cidade
Na noite da última terça-feira (2/08), a Câmara Municipal aprovou o projeto que permite a gratificação por desempenho...
Delegacia de Proteção ao Animal
A vereadora Juliana Damus entregou em mãos ao Governador do Estado de São Paulo, Doutor Geraldo Alckmin, um...

Pin It on Pinterest