Início | Segurança | Ações | Prefeitura já pode firmar convênio para conceder Pró-Labore a policiais

Prefeitura já pode firmar convênio para conceder Pró-Labore a policiais

06/01/2011 | Ações

Por Laís Françoso

 A Câmara Municipal de Araraquara aprovou uma medida que poderá, em breve, beneficiar os Policiais Militares, concedendo pró-labore àqueles que atuam no trânsito, estimulando, assim, seu aperfeiçoamento constante, além de promover campanhas educativas e de prevenção de acidentes. Dessa forma, haverá melhores condições de segurança no trânsito em Araraquara. Hoje o número de veículos na cidade gira em torno de 160 mil unidades.
 
Com a recente regulamentação da lei que dispõe sobre tal benefício à categoria, torna-se oficial a autorização para celebração de convênio com o Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública. Nesse documento, constarão os valores a serem pagos aos profissionais bem como outras condições e detalhamentos.

O pró-labore será direcionado aos PMs que estão classificados ou agregados no Estado-Maior ou em qualquer das Subunidades do 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior sediadas na área territorial do município. Dentre suas funções, devem estar exercendo, no dia-a-dia, ações de controle, fiscalização, administração e policiamento de trânsito em Araraquara.
 
Autora de indicações e emendas relativas ao assunto, Juliana Damus (PP) teve importante papel na intermediação das conversas para chegar ao acordo. Ela considera importante o trabalho desempenhado pelos policiais militares na preservação da ordem pública, por meio do policiamento ostensivo de trânsito. “Além disso, eles garantem a preservação e repressão de atos relacionados ao não-cumprimento de regras de trânsito, visando assegurar a livre circulação e evitar acidentes nas vias terrestres urbanas e rurais do município”, conta a parlamentar, que liderou a iniciativa das conversas para que se chegasse a esse momento de conclusão da construção do dispositivo legal que ordenará o funcionamento do benefício na cidade.
 
Dentre os argumentos utilizados pela vereadora para que fosse feito o pedido de concessão de pró-labore aos PMs, Juliana levou em conta a baixa remuneração percebida pelos integrantes da Instituição Policial Militar do Estado. Outro ponto destacado pela vereadora foi o fato de, com a criação da “Lei Seca”, as fiscalizações terem sido intensificadas e, por conseqüência, haver o aumento na responsabilidade dos policiais militares para executar a referida lei federal. “Acredito que somente com o reconhecimento do trabalho, esses profissionais são motivados a desempenhar com eficiência suas complexas funções”, afirma.

Veja outros artigos

Perigo no ar: Juliana Damus aborda em palestra com a PM e CPFL que o cerol é uma ameaça à vida
Por Wagner Luiz No período de férias, como o que estamos entrando agora, é muito fácil encontrar crianças e...
Vereadora apresenta 7 emendas a LDO
Juliana Damus apresentou sete emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias. As emendas solicitam a rearborização urbana...
Lei que proíbe soltura de fogos ruidosos tem apoio da Polícia Militar
Em fevereiro deste ano, foi aprovada a proibição da soltura de fogos de artifício ruidosos que excedam os limites de...
Reunião para regulamentar a Lei que proíbe o uso do cerol
A vereadora Juliana Damus reuniu-se com os Comandos da Guarda Municipal, Polícia Militar, Conselho Tutelar, o Juiz da...
Lei dos painéis nos bancos criada em Araraquara serve de modelo em projeto para todo o país
Por Chico de Assis A Lei aprovada em Araraquara que trata da obrigatoriedade de instalação de painéis opacos junto aos...
Indicação de Juliana Damus sugere que o Executivo conceda pró-labore à PM
Por José Conde Sobrinho De autoria da vereadora Juliana Damus (PP), indicação apresentada e...
Lei que aumenta o valor pago por Atividade Delegada é sancionada
A vereadora Juliana Damus (PP) esteve na Prefeitura, na tarde da quinta-feira (15), para participar do ato de sanção...
Idosos de Araraquara são homenageados pela PM a pedido da vereadora Juliana Damus
Por Fernando Stivaleti e Paula Cardoso A manhã de 1º de outubro, quarta feira, foi bastante movimentada para alguns...
Instalação de Base Operacional da Polícia Militar Rodoviária na SP 255
Juliana Damus solicita ao governador Geraldo Alckimin o aumento do efetivo da polícia rodoviária para a instalação de...
Juliana Damus articula e cidade terá blitz contra som alto e outros abusos nos finais de semana
Texto: Claudio Dias Carros estacionados e circulando com o som alto unido ao consumo de drogas e álcool, além de uma...

Pin It on Pinterest