Por José Conde Sobrinho
De autoria da vereadora Juliana Damus (PP), Projeto de Decreto Legislativo aprovado pela unanimidade dos vereadores da Câmara Municipal, confere nesta sexta-feira (25), o diploma de “Honra ao Mérito” aos instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) e do Programa “Jovens Construindo a Cidadania” (JCC), em solenidade a ser realizada nas dependências do Palacete “Carlos Manço”, a partir das 19h30.
Os projetos PROERD e JCC, colocados em prática, se constituem em programas de caráter preventivo e atuam como fatores emergentes junto a clientela escolar do 4º ou 5º ano e que se encontra na faixa etária de 9 aos 11 anos. Também é destinado aos adolescentes do 6º ou 7º ano escolar que abrange a faixa etária de 12 a 14 anos. Suas ações são desenvolvidas pelas escolas da rede de ensino público e privado, mediante esforço existente entre a Polícia Militar, Escola e Família.
Receberão o diploma de Honra ao Mérito, pelos relevantes serviços prestados junto ao Proerd e JCC os seguintes militares: Marli Cristina Bayona (soldado feminino da 1ª Cia e instrutora do Proerd); Miguel Angelo Gagliardi (soldado PM da 1ª Cia e instrutor do Proerd); Cibele dos Santos (soldado PM da 3ª Cia e instrutora do Proerd); Emerson Aparaecido Silva (soldado PM da 3ª Cia e instrutor do Proerd) e Paulo César Machado Ferraz (soldado PM da 1ª Cia e instrutor do JCC).
Para a vereadora e autora da proposição, Juliana Damus, os projetos colocados em prática pelos integrantes do Proerd e JCC, apresentam resultados práticos e objetivos mais do que satisfatórios e contribuem de maneira eficaz para que os jovens construam sua1 cidadania.
No Brasil, o Programa “Jovens Construindo a Cidadania”, é desenvolvido em todas as escolas através do esforço cooperativo da Polícia Militar, Diretoria Regional de Ensino, Diretores de escolas públicas e privadas, que ao oferecerem atividades educacionais em sala de aula, inserem crianças e adolescentes a desenvolverem suas potencialidades para o futuro das gerações no exercício da plena e ordeira cidadania.