Pensando na qualidade de vida de recém-nascidos, a vereadora Juliana Damus (PP), apresentou duas indicações a Prefeitura Municipal de Araraquara, através da Secretária de Saúde, solicitando a obrigatoriedade da inclusão nos procedimentos de atendimento a recém-nascidos exames de Oximetria de Pulso (Teste do Coraçãozinho) e as gestantes o exame de Ecografia Fetal, que detecta alterações cardíacas e defeitos congênitos do coração.
A sugestão também foi encaminhada para o deputado estadual Alexandre da Farmácia (PP-SP), que apresentará em forma de projeto na Assembleia Legislativa. Caso o projeto, do exame da Ecografia Fetal, seja aprovado pelos Deputados, a Lei obrigará que todas as maternidades e hospitais públicos e privados, localizados no Estado de São Paulo, integrem o procedimento no rol de exames obrigatórios a serem realizados nas gestantes.
“Mais uma vez estamos contando com a ajuda do Deputado Alexandre da Farmácia, que é nosso parceiro no Legislativo Estadual. Ele, também profissional da saúde, sabe o quanto estes exames são importantes para detectar qualquer anomalia nos recém-nascido”, disse a vereadora. “Em Araraquara estamos conversando com a secretaria de Saúde, torcendo para esta indicação vire praxe e seja obrigatória nos centros de atendimentos, antes mesmo de tornar-se Lei”, afirma.
Há dados que indicam que uma anormalidade congênita do coração aparece em 5 para cada 100 nascimentos. Dos bebês com alteração congênita do coração, apenas 10% tem algum fator de risco, por isso a importância de exames em gestaste, como a Ecografia Fetal, e em recém-nascidos a Oximetria de Pulso, para detectar doenças cardíacas precocemente. Desta forma tratamentos poderão ser indicados rapidamente, antes mesmo do nascimento do bebê.