Por Paula Cardoso
A Campanha de trânsito “Desrespeito: não há vagas” será lançada nesta sexta feira, 16 de agosto, a partir das 8h30, na Praça Santa Cruz, com panfletagem e atividades pedagógicas e alusivas a temática. A iniciativa é da vereadora Juliana Damus (PP) que realizará o evento com apoio da Prefeitura Municipal e parceiros.
Os últimos detalhes do lançamento foram definidos em reunião realizada na terça feira, 13 de agosto, com os organizadores da campanha. “Todos estão se empenhando. Tenho a certeza de que esta ação ajudará muitas pessoas a se conscientizarem sobre o respeito às leis, principalmente no trânsito”, diz Juliana.
Serão distribuídos panfletos, além de faixas e outdoors espalhados pela cidade com o principal objetivo da campanha, sensibilizar o cidadão sobre a reserva de vagas específicas para idosos e deficientes. O material foi produzido pela Hora Park, com informações da lei que dispõe sobre os estacionamentos rotativos.
No evento de lançamento haverá apresentação de teatro; de dança, com o grupo Girassóis, pessoas da melhor idade; de música com a Banda Regimental da Policia Militar; do Coral da Terceira Idade Canto Novo, além de jogos e brincadeiras pedagógicas.
Para o coordenador de operação e fiscalização de trânsito, Coronel João Alberto Nogueira Júnior, “é importante a campanha para lembrar aos cidadãos que exercer a cidadania, também é respeitar a lei, neste caso, as vagas reservadas para idosos e deficientes”, frisa.
Além da Câmara Municipal, através da vereadora Juliana Damus, são parceiros da Campanha a Prefeitura Municipal de Araraquara, através das secretarias de Trânsito e Transportes; de Educação; de Comunicação; o Consetrans; a Policia Militar; o Grupo Escoteiros de Araraquara e a empresa Hora Park.
Denuncias
O coronel João Alberto informou que as pessoas podem ajudar com a fiscalização, registrando suas denúncias pelo 0800 77001-55 ou pelo telefone 16 – 3335-2370. “O cidadão, também pode ajudar na fiscalização, denunciando irregularidades no trânsito. O Centro de Atendimento e Despacho da Guarda Municipal é quem atende aos telefonemas, portanto, também uma ferramenta nesta luta”, afirma.
O lançamento
As atividades realizadas no lançamento da campanha serão oferecidas gratuitamente a população. “Todos estão convidados a participar e nos ajudar. Ter respeito e consciência no transito pode ser um meio de exercermos a cidadania”, conclui Juliana.